O Senado avalia um projeto que visa permitir que as PCHs possam ser implantadas ou repotencializadas, caso já estejam em operação, para valores acima de 30 MW, sem perda de incentivos. Segundo o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), autor do projeto, quando o poder público julgar que a ampliação do limite atende aos interesses de uma comunidade ou previne o aumento do custo de energia, a legislação deverá ser flexível para permitir os ajustes. A proposta prevê, de acordo com Perillo, que os limites das PCHs, cuja capacidade é superior a 1 MW e igual ou inferior a 30 MW, sejam considerados apenas "potência de referência". (CanalEnergia - 19.02.2009)
Sexta, 20 de fevereiro de 2009
Senado avalia projeto para ampliar potência de PCHs
Governo inclui 14 projetos de transmissão no PND
O governo incluiu 14 empreendimentos de transmissão da Rede Básica do SIN no Programa Nacional de Desestatização. Foram acrescentadas ao programa oito linhas de transmsissão e seis subestações. Os empreendimentos estão localizados nos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Alagoas e Rondônia. A Aneel ficará responsável por promover e acompanhar o processo de licitação dessas concessões. (CanalEnergia - 19.02.2009)
Brasil quer ampliar volume de energia importada da Venezuela
O Brasil pretende importar mais energia da Venezuela, afirmou, nesta quinta-feira (19), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo o ministro, a ideia é ampliar a capacidade dos atuais 250 MW para cerca de 3 ou 4 mil MW e para isso, será necessário ampliar a malha de transmissão entre o Norte do Brasil e o país vizinho. De acordo com Lobão, a ideia é ter uma "troca" de energia com a Venezuela, assim como a que o Brasil faz com a Argentina, para quem envia energia durante o inverno, e recebe de volta posteriormente a mesma quantidade de energia. (Setorial News - 19.02.2009)