O Seminário 5 Anos do Novo Modelo: Realidade e Perspectivas para o Setor de Energia Elétrica começa nesta segunda-feira, dia 23 de março, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro. A programação deste primeiro dia contará com palestras A Consolidação do Novo Modelo e o Papel Estratégico do Planejamento, com Mauricio Tolmaquim (EPE); Panorama Setorial sobre a Implantação das Regras do Novo Modelo, com Silvia Calou (ABCE); Os Cinco Anos do Novo Modelo: Realidade e Perspectivas para a Geração de Energia Elétrica, com Flavio Neiva (Abrage); O Novo Paradigma de Financiamento do Setor Elétrico e os Desafios para o BNDES, com Nelson Siffert (BNDES); Ordenamento Regulatório e os Desafios de Aplicar as Regras do Modelo Setorial, com Edvaldo Santana (Aneel); Alternativas e Soluções para Aperfeiçoar o Sistema de Licenciamento Ambiental, com Roberto Messias (Ibama); além das mesas-redondas Novo Modelo e Assimetria Tarifária na Distribuição de Energia Elétrica e Modelo Setorial e Perspectivas de Evolução para o Mercado Livre de Energia. Veja a programação completa no site: http://www.nuca.ie.ufrj.br/gesel/eventos/seminario5anos/ (GESEL-IE-UFRJ – 23.03.2009)
Segunda, 23 de março de 2009
Seminário do GESEL em comemoração aos 5 Anos do Novo Modelo começa nesta segunda-feira
Artigo GESEL: artigo: "Crise Econômica Mundial e a Promoção da Bioeletricidade"
Após um longo período de inércia na promoção da bioeletricidade sucroalcooleira, o Leilão de Energia de Reserva marcou o início de uma nova etapa para a bioeletricidade com a perspectiva de uma inserção na matriz elétrica brasileira compatível com o seu potencial. Contudo, a crise econômica mundial trouxe incertezas ao setor, tanto pela ótica da demanda como pela ótica da oferta. Neste sentido, se faz necessário a adoção de uma política de incentivo à bioeletricidade com o intuito de manter à expansão do setor e incorporar ao setor elétrico brasileiro as vantagens intrínsecas a esta fonte renovável de energia. CASTRO, DANTAS e BRANDÃO analisam a questão no artigo: "Crise Econômica Mundial e a Promoção da Bioeletricidade". Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 23.03.2009)
Artigo de Yoshiaki Nakano: "Marolinha que virou tsunami"
Em artigo publicado na Folha de São Paulo, o diretor da Escola de Economia de São Paulo, da FGV, Yoshiaki Nakano critica a reação tímida do Banco Central frente à crise econômica mundial. Segundo Nakano, "a incapacidade de diagnosticar e a excessiva cautela das autoridades monetárias fizeram a marolinha virar tsunami". Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 23.03.2009)