O Seminário 5 Anos do Novo Modelo: Realidade e Perspectivas para o Setor de Energia Elétrica, promovido pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL/UFRJ), continua nesta terça-feira, dia 24 de março. Um dos destaques do dia será o Talk Show "O Novo Modelo e a Consolidação dos Grandes Grupos do Setor Elétrico, que terá a coordenação de Sidnei Martini, professor da USP. O debate contará com os seguintes executivos: José Antônio Muniz Lopes (Eletrobrás), Mario Santos (Endesa), Gil Maranhão (GDF Suez), Michel Itkes (Energias do Brasil), Luiz Henrique de Castro Carvalho (Cemig), José Luiz Alquéres (Light) e Eduardo Karrer (MPX Energia). O programa terá ainda os seguintes tópicos: Comercialização: Novas Regras e a Busca de Estabilidade no Mercado Livre; Expansão do Sistema Elétrico: Uma Análise dos Leilões de Energia Elétrica. (GESEL-IE-UFRJ – 24.03.2009)
Terça, 24 de março de 2009
Seminário 5 Anos do Novo Modelo: executivos fazem talk show sobre consolidação de grupos econômicos
Seminário 5 Anos do Novo Modelo: portaria definitiva do leilão de eólicas deverá sair em duas semanas
A portaria definitiva do leilão de eólicas, lançando oficialmente o certame, deverá sair dentro de duas semanas. A estimativa é do presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim. Segundo ele, as diretrizes do leilão estavam em audiência pública e receberam uma grande quantidade de sugestões. "Agora vamos ver o que é pertinente para lançar a portaria definitiva", afirmou Tolmasquim. Depois que a portaria for lançada, o executivo explicou que a EPE vai receber as propostas dos interessados em se conectar ao sistema através de ICGs. Além disso, ele confirmou que a previsão é que o leilão de eólicas aconteça no início de novembro. Após participar do Seminário 5 anos do novo modelo: Realidade e Perspectiva para o setor de energia elétrica realizado pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ nesta segunda-feira, 23 de março, Tolmasquim contou que o leilão A-3 está previsto para ser realizado em agosto ou setembro, enquanto o A-5 tem previsão para acontecer em dezembro - para permitir mais tempo para obtenção de licenças ambientais. (CanalEnergia – 23.03.2009)
Seminário 5 Anos do Novo Modelo: Tolmasquim diz que eólicas terão margem de 10%
As eólicas que vencerem o leilão previsto para novembro terão uma folga de 10% da produção de energia prevista, para mais ou para menos. A medida se deve à imprecisão dos dados relativos ao potencial dos ventos brasileiros. Segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, que participou do Seminário "5 Anos do Novo Modelo: Realidade e Perspectivas para o Setor de Energia Elétrica", promovido pelo GESEL/UFRJ, ao fim de cada ano será verificado quanto cada eólica gerou. Se ela tiver produzido mais que o previsto, ganhará um “crédito” para o ano seguinte. Da mesma forma, se ela tiver gerado menos, terá uma fatia de “débito” a preencher no próximo ano. De acordo com a proposta que esteve em consulta pública, os contratos do leilão terão prazo de 20 anos, atendendo pedido dos investidores. Também está previsto que a venda de créditos de carbono gerados pelo parque eólico seja feita pelo proprietário. (BrasilEnergia – 23.03.2009)