O curso de extensão Os Novos Padrões Internacionais de Contabilidade e o Processo de Convergência a partir do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis, promovido pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL/UFRJ), acontecerá nos dias 6 e 7 de maio. As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. José Augusto Veiga da Costa Marques - Mestrado de Contabilidade da FACC/UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis), e Rafael Borges Morch - pesquisador do GESEL e mestrando da FACC. O curso, que acontecerá na Rua São José, nº 40, no Centro, tem um investimento de R$ 2,5 mil. Inscriçoes pelo (21) 3231-9021, com Noeli ou Lila. Mais informações acesse a seção de cursos no endereço http://www.nuca.ie.ufrj.br/gesel/ (GESEL-IE-UFRJ – 07.04.2009)
Terça, 7 de abril de 2009
Errata: curso de extensão Os Novos Padrões Internacionais de Contabilidade e o Processo de Convergência a partir do CPC acontece nos dias 6 e 7 de maio
Artigo de Dilma Pena: "Água limpa e energia sustentável"
Para recuperar o rio Pinheiros e acelerar o processo de despoluição, retomando seu uso múltiplo, o governo do estado busca alternativas tecnológicas inovadoras. Água limpa e energia renovável estão entre as preocupações do presidente norte-americano, Barack Obama. Pela primeira vez na história, água e energia limpas foram citadas por um presidente no discurso de posse. A matriz energética brasileira não é cruel como a americana, mas a expansão da chamada energia suja preocupa. Nos últimos leilões de energia nova, de cada três MW médios contratados dois são térmicos. Quase a metade (45,9%) da energia brasileira é renovável, situação bem melhor do que a mundial (12,9%). Em São Paulo, mais da metade (52%) é de energia renovável. A preocupação de Obama procede: o mundo precisa reduzir esses perversos 87,1% de energia não-renovável. Segundo ela, “É questão de sobrevivência da humanidade. (...) São Paulo é um exemplo no Brasil: trabalha para ter energia e rios limpos, para garantir um futuro sustentável para nossos filhos e netos”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 07.04.2009)
Artigo de Rogério Cezar de Cerqueira Leite: "O crime perfeito"
“Quem ganha com o crime? O que ganha é motivação suficiente? Houve oportunidade? Dispõe o suspeito de meios materiais para a execução do crime?”. Essas são as perguntas que desenvolve o artigo à Folha de São Paulo feito por Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que se mostra bastante insatisfeito devido à “absurda preferência por termoelétricas a óleo combustível sobre hidroelétricas no planejamento futuro da oferta de energia elétrica no Brasil”. Cerqueira acredita que, ao erigirem obstáculos intransigentes -decorrentes da inépcia técnica e de superstições ecorreligiosas- às instalações de hidroelétricas, teriam essas coligações forçado o governo brasileiro a recorrer às termoelétricas a óleo combustível, poluidoras e causadoras de aquecimento global. “Mas essa conclusão é inconsistente com algumas condições de contorno do próprio sistema decisório do setor”, afirma ele. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 07.04.2009)