Brasil e Peru deram mais um passo rumo à integração energética. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan García assinaram em Rio Branco, no Acre, um memorando para realizar estudos de viabilidade para a construção de seis usinas hidrelétricas, que totalizam 7.564 MW, em território peruano para fornecer energia elétrica aos dois países. Sintonizado com a relevância da questão que vem estudando e pesquisando, o Grupo de Estudos do Setor de Energia Elétrica (GESEL/UFRJ) realizará o Seminário Internacional de Integração Energética Brasil - Peru, no dia 15 de maio, no Rio de Janeiro. O evento, cuja inscrição custa R$ 1.500,00, abordará os seguintes temas Políticas para Integração Energética; Planejamento Energético; Internacionalização, Políticas de Investimentos e Estudos em Execução; Mecanismos de Financiamento para Projetos de Integração; Marco Regulatório Brasil e Peru; Sistemas Elétricos e Integração Energética; e Integraçao Energética e Comercializaçao de Energia Elétrica. Informações e inscrições pelos telefones: (21) 3873-5249 ou 2542-2490. Ou pelo e-mail: ifes@race.nuca.ie.ufrj.br (GESEL-IE-UFRJ – 29.04.2009)
Quarta, 29 de abril de 2009
GESEL/UFRJ reúne autoridades, executivos e pesquisadores para debater integração energética Brasil - Peru
Brasil poderá financiar hidroelétricas no Peru
A Eletrobrás poderá financiar a construção das seis hidroelétricas que o Brasil negocia com o governo peruano. Ontem, depois de uma reunião de mais de três horas entre os presidentes Lula e Alan García, em Rio Branco, foi assinado apenas um memorando para criação de um grupo de trabalho que vai analisar a possibilidade de ligação energética entre os dois países. No entanto, Lula garantiu que, no 2° semestre, em outro encontro com García, já haverá uma proposta concreta para ser assinada. Alan García foi mais direto. Informou que uma das possibilidades é que parte das ações da empresa de energia peruana, EletroPeru, seja repassada à Eletrobrás e haja uma integração das duas empresas para construção e administração das novas hidrelétricas. As seis hidrelétricas oferecidas pelo Peru ao Brasil poderão gerar até 7.500 MW. (O Estado de São Paulo – 29.04.2009)
Jirau: Licença para instalação sai em 31 de julho
A concessão da licença de instalação definitiva da hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, está prevista para 31 de julho, informou o diretor da Aneel, Edvaldo Santana. A data consta de um relatório lido ontem por ele, durante discussão do processo de transferência de controle societário do consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus), responsável pela obra de Jirau. A Aneel, em reunião da diretoria, aprovou a transferência do controle para a ESBR Participações S.A., formada pela Suez Energy, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf. (O Estado de São Paulo – 29.04.2009)