O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, participou do evento Agenda Setorial 2009 – Regulação, realizado na última segunda-feira (11/05). Foi a primeira aparição de Hubner em um evento como diretor-geral da agência. Entre as preocupações destacadas por Hubner durante o evento estão: assimetria tarifária, instabilidade dos índices de reajustes e revisões tarifárias, e qualidade do serviço das distribuidoras. Segundo Hubner, algumas distribuidoras têm tarifas bem abaixo dos índices econômicos como IPCA e IGP-M, enquanto outras estão acima desses índices. "A grande diferença nas tarifas está na parcela B, que são os custos gerenciáveis da empresa", afirmou Hubner. De acordo com ele, as empresas que têm as maiores tarifas estão em estados que têm Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo. "A energia elétrica é fator fundamental e vai se tornar algo proibitivo do desenvolvimento de indústrias nessas regiões", comentou o diretor, acrescentando que a Aneel pretende estudar alternativas de redução da assimetria tarifária verificada no país. (CanalEnergia – 11.05.2009)
Quarta, 13 de maio de 2009
Hubner: redução da assimetria tarifária é uma das metas da Aneel
Hubner tem meta de criar mecanismos para amortecimento de reajustes
Nelson Hubner também falou sobre a instabilidade dos índices de reajustes e revisões tarifárias. O novo diretor-geral da Aneel afirmou que ficou preocupado com os altos índices de reajuste autorizados pela agência esse ano, principalmente em um momento de crise. "No segundo ciclo de revisão tarifária, muitas empresas tiveram índices negativos. Agora, na hora do reajustes, os índices foram muito altos. Essa instabilidade dá um sinal ruim para o consumidor e a agência tem condições de trabalhar para melhorar esse processo", avaliou. Hubner contou que teve reunião com o presidente Lula, que teria demonstrado preocupação com a magnitude de alguns índices, diante de um cenário de crise mundial. Ainda de acordo com o diretor geral, a meta é criar mecanismos de amortecimento dos reajustes, com variações mais previsíveis. (CanalEnergia – 11.05.2009)
Hubner demonstra preocupação com qualidade de serviços de concessionárias
O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, mostrou preocupação com a qualidade do serviço oferecido por algumas concessionárias. "O DEC e o FEC ainda estão muito altos em algumas distribuidoras, quase comparáveis aos do sistema isolado", analisou. Segundo o diretor, a Aneel vai começar a fazer uma série de reuniões para discutir a qualidade do serviço com os agentes. "Nós vamos analisar os sinais regulatórios e, se necessário, adequá-los, visando melhorar a qualidade do serviço prestado", comentou. (CanalEnergia – 11.05.2009)