O presidente Chávez afirmou que seu governo está avançando na aquisição de empresas privadas na industria do petróleo e tomado o controle de 14 plantas de compressão de gás natural. PDVSA também tem tomado o controle de outras 75 empresas contratistas em meio de disputas de pagamentos e a caída de os preços internacionais do petróleo. Chávez assinalou que seu governo tem estabelecido um cronograma que inclui a tomada de mais empresas esta semana. O processo de tomada de ativos e serviços de empresas petrolíferas por parte do Estado venezuelano coincide com alguns problemas de demora nos pagamentos de milhões de dólares que vem enfrentando PDVSA desde o ano passado com contratistas locais e estrangeiras. A petrolífera venezuelana busca reduzir seus custos em 40%. (El Nacional – 05.06.2009)
Sexta, 5 de junho de 2009
Venezuela toma agora as plantas de gás natural
Grupo empresarial espanhol construirá central elétrica na Venezuela
O grupo espanhol Duro Felguera construirá uma central elétrica de ciclo combinado na Venezuela por um valor de más de 1.500 milhões de euros (uns 2.100 milhões de dólares), informou esta quinta-feira a companhia. A nova central, que estará localizada no município Paz Castillo, em Miranda, fornecerá energia para a Grande Caracas. A companhia espanhola está especializada na execução de projetos para os setores energético e industrial e atuará como contratista principal no projeto. Depois de comunicar o fechamento do contrato, qualificado pela companhia de "excepcional" por sua elevada importância, os títulos de Duro Felguera dispararam na Bolsa, com rendimentos de até 10,5%. (El Nacional – 05.06.2009)
Peru: plano de contingência evitará desabastecimento
Os planos de contingência tomados tanto pelo Governo como pela TGP evitaram que a população seja desabastecida de energia elétrica, afirmou o vice-ministro de Energía, Daniel Camac. Estas declarações foram feitas pelo funcionário na manha, antes que se restabelecesse a ordem no duto que transporta o gás de Camisea, tomado por um grupo de nativos machiguengas no sábado passado. A respeito, o MEM informou que às 14.00 horas de ontem os efetivos da Policia Nacional e do Exército Peruano tomaram o controle físico, de maneira pacífica, das instalações do duto de Camisea. Explicou que este operativo foi desenhado e implementado pelo MEM e o Ministério de Defesa, assim como pelo do Interior, com o fim de restaurar a ordem e proteger a segurança energética do país. Camac disse que o importante é retomar a ordem nessas áreas para evitar risco e que a população padeça cortes de fornecimento elétrico que afetem suas atividades produtivas. (El Peruano – Peru – 04.06.2009)