A análise do GESEL sobre os estudos em torno do processo de integração energética na América do Sul aponta para a existência de três condições básicas na região que podem contribuir para a formação de um mercado energético regional: (i) a possibilidade de produzir eletricidade a partir de fontes térmicas, já que a região possui grandes reservas de gás, e/ou hidráulicas, aproveitando o potencial hidrelétrico existente na Cordilheira dos Andes; (ii) a existência de complementaridade dos períodos chuvosos; (iii) e a não simultaneidade de picos de demandas por diferença de curva de carga e fuso horário entre os diferentes centros de consumo dos países com potencial para integração. (GESEL-IE-UFRJ – 24.06.2009)
Quarta, 24 de junho de 2009
GESEL - Integração Energética
GESEL: evento para concessionárias de distribuição
Dia 16 de julho o GESEL-UFRJ irá realizar evento direcionado exclusivamente para as Concessionárias de Distribuição de energia elétrica para discutir com o Diretor Geral Dr. Nelson Hubner e equipe técnica da ANEEL os resultados dos estudos que estão sendo realizados desde outubro de 2008 sobre a Assimetria Tarifária. O objetivo do Fórum é gerar subsídios e bases para elaboração de uma proposta de Nota Técnica para mitigar a Assimetria Tarifária sem interferir na busca de eficiência econômico-financeira das Distribuidoras. Em breve enviaremos mais informações sobre programação e cópia dos estudos realizados sobre o tema. As vagas são limitadas e direcionadas prioritariamente à diretoria das Distribuidoras. (GESEL-IE-UFRJ – 24.06.2009)
Conselho de Política Energética autoriza leilão para licitar Usina de Belo Monte
O CNPE confirmou dia 22 a realização do leilão para licitar a UHE de Belo Monte, no Rio Xingu, no segundo semestre deste ano. A previsão do governo é que a obra seja licitada em setembro. Apesar da previsão, o licenciamento ambiental da obra pode estar comprometido. O processo está suspenso desde o dia 4 por decisão liminar da Justiça Federal em Altamira. Anteontem, o MPF no Pará entrou com uma ação de improbidade contra o coordenador substituto de licenciamento de hidrelétricas do Ibama, Adriano Rafael Arrepia de Queiroz, por irregularidades na aprovação dos estudos ambientais do projeto. Na reunião do dia 22, o CNPE também discutiu o andamento da obra da Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa do MME, o ministro Edson Lobão disse aos conselheiros que a autorização da prefeitura de Angra dos Reis para construção da usina deve ser concedida em 10 ou 15 dias. (Agência Brasil – 23.06.2009)