Em agosto deste ano, será finalizado o trabalho do primeiro alargamento da capacidade do gasoduto Camisea, que opera Transportadora de Gas del Perú (TGP), disse o diretor-geral de Hidrocarbonetos Ministério da Energia e Minas (MEM), Gustavo Navarro. Ele disse que TGP avançou na construção de condutas paralelas, conhecido como alças, na parte que está na costa de Humay (ICA) para Lima. (El Peruano - Peru - 24/06/2009)
Quinta, 25 de junho de 2009
Peru: expansão gasoduto Camisea finalizada em agosto
Avança o processo de licitação para o gasoduto no planalto da Argentina
Como a previsão de fornecimento de gás natural da Bolívia não foi a esperada, a Argentina chegou a reconsiderar o gasoduto GNEA (Gás nordeste Argentina), reduzindo o seu tamanho, e agora planeja instalar um em Tupiza, Potosí. A obra tem sofrido atrasos consideráveis, mas agora está caminhando para a sua execução através de licitação. Horacio Antonio Macedo, o embaixador argentino, informou que seu governo abriu licitação para o mega-projeto no Nordeste e está planejando um gasoduto de Villazón às Tupiza. (El Diario - Bolivia - 25/06/2009)
Europa convoca reunião com Rússia e Ucrânia sobre gás
A Comissão Europeia (CE, braço executivo da União Europeia) realizará na segunda-feira um encontro entre altos funcionários russos, ucranianos e instituições financeiras internacionais, numa iniciativa destinada a prevenir uma nova crise no fornecimento de gás russo à Europa. Na reunião de alto nível participam representantes da gigante estatal russa Gazprom, do cliente ucraniano Naftogaz, do Banco Mundial, do Banco Europeu de Investimentos e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. Segundo Johannes Laitenberger, porta-voz da UE, Bruxelas pretende encontrar soluções para garantir o abastecimento de gás à União Europeia, via Ucrânia. (DCI – 25.06.2009)