Acontece nos próximos dias 13 e 14 de julho, o Seminário de Alto Nível sobre o Papel dos Investimentos Públicos na Promoção do Desenvolvimento Econômico e Social. Para o seminário é esperado um público diversificado, o qual inclui altos representantes de governo, da sociedade civil e do setor empresarial. Entre os palestrantes estarão: a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o Secretário-Geral da UNCTAD, Supachai Panitchpakdi; o Presidente do BNDES,Prof. Luciano Coutinho; o Ministro da Economia do Chile, Hugo Lavados; a Vice-Presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Pámela Cox; e o Vice-Presidente para Países do Banco Interamericano deDesenvolvimento, Roberto Vellutini. Maiores informações e a agenda do seminário podem ser encontradas em www.investimentopublico.mre.gov.br. (GESEL-IE-UFRJ – 07.07.2009)
Terça, 7 de julho de 2009
Seminário de Alto Nível sobre o Papel dos Investimentos Públicos na Promoção do Desenvolvimento Econômico e Social
Ampla inaugura SE no Rio
A Ampla inaugurou nesta segunda-feira (6/7) a subestação Barra Alegre, na cidade de Bom Jardim, na região serrana do Rio de Janeiro. Com investimentos da ordem de R$ 6,9 milhões, o empreendimento pretende beneficiar o pólo industrial do município.A SE conta ainda com uma linha de transmissão de 138 kV e 15 MVA. A Ampla pode ampliar o empreendimento para 66 MVA, dependendo da demanda local. De acordo com o presidente da Ampla, Cristián Fierro, a subestação foi projetada para aumentar a sua capacidade em até quatro vezes e atender à demanda de novas indústrias que surjam na região. (BrasilEnergia – 06.07.2009)
Chesf busca parceiro para leilão
A Chesf receberá até o dia 24 deste mês propostas de empresas interessadas em formar consórcios para participar do leilão de energia eólica, marcado para 25 de novembro. A empresa é a quarta subsidiária da Eletrobrás a manifestar interesse em disputar projetos ao lado de parceiras. Tradicionalmente, a Eletrobrás tem dominado os leilões de energia e demonstrado seu apetite nos negócios com até 49% de participação nos consórcios. A tendência é que todas as subsidiárias – Chesf, Eletronorte, Eletrosul e Furnas – entrem na disputa ao lado de empresas privadas, comentou o representante da Abeeólica, Afonso Carlos Aguilar. Foram contabilizadas até agora 135 projetos (3 mil MW) para a disputa. A EPE acredita que o montante negociado no leilão supere os 600 MW médios. A previsão da Abeeólica é mais otimista e totaliza 1 mil MW médios. (BrasilEnergia – 06.07.2009)