A Associação Comercial do Rio de Janeiro realizará, no dia 22 , a partir de 9 30h, o Workshop Inovação Tecnológica na Área Nuclear. O Presidente da ACRJ (Alqueires) estará na mesa de abertura dos trabalhos. O workshop está sendo divulgado para as instituições nucleares, e afins, sediadas no Rio: CNEN, ELETROBRAS, FURNAS, INB, NUCLEP, ELETRONUCLEAR, IRD, IEN, ABEN, ABDAN, FIRJAN, IBQN, LAS, ABACC, FINEP, etc.. Estarão convidados também os Conselhos Empresariais de Inovação Tecnológica, de Energia e de Meio Ambiente da ACRJ, bem como pesquisadores do GESEL/Instituto de Economia/UFRJ. (GESEL-IE-UFRJ – 08.07.2009)
Quarta, 8 de julho de 2009
Workshop Inovação Tecnológica na Área Nuclear
STJ livra Cesp de ação bilionária
O presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, suspendeu nesta terça-feira (7) a execução de uma ação milionária contra a Cesp, que vinha desde 1980. A Cesp havia sido condenada a devolver aos cofres o valor de R$4 bilhões, por causa de um contrato assinado entre a Paulipetro, consórcio que tinha a participação da Cesp, com a Petrobras, para pesquisa e lavra de petróleo na Bacia do Paraná. O ministro Cesar Rocha considerou que ainda não está definido o tema da ilegitimidade da CESP para responder à execução. Sendo assim, há possibilidade de grave lesão à ordem e à economia públicas. Para o ministro, a execução pode inviabilizar a prestação de serviços adequados pela Cesp “na área de fornecimento de energia elétrica, com reflexos no comércio, na produção industrial e na arrecadação de tributos, sobretudo, no Estado de São Paulo”. A execução foi suspensa tão somente quanto à Cesp, não aos demais condenados. (Setorial News – 07.07.2009)
Endesa Cachoeira vende energia no mercado livre
A Endesa Cachoeira abriu chamada pública para a venda de 40 MW médios de energia para o período de julho a dezembro deste ano no submercado Sudeste. A hidrelétrica controlada pela Endesa Brasil tem capacidade instalada de 658 MW. Segundo a companhia, a chamada pública será realizada na modalidade de envelope. Podem participar consumidores livres, comercializadores e geradores. Propostas e documentos de habilitação deverão ser entregues até o dia 15 de julho. (Setorial News – 07.07.2009)