Em entrevista ao jornal La Republica o presidente da Asociación de Consumidores de Gas en el Perú (ACG), John Hartley, afirmou que haverá problemas energéticos se o gás for exportado. O que é produzido atualmente alcança somente para atender o mercado interno. Se o gás for exportado, cerca de 50% da produção, o mercado interno ficará desabastecido. E de acordo com Hartley não se pode pedir as 6 empresas geradoras de eletricidade, que mudaram todo o seu sistema de geração para poder usar o GN, que voltem a usar diesel, isso é quase impossível. Além disso o GN é mais barato, voltar a usar diesel representaria um acréscimo nos custos que seriam repassados a tarifas de eletricidade. (La Republica.pe - 11.08.2009)
Quarta, 12 de agosto de 2009
Peru: se houver exportação de gás haverá crise energética
Argentina: oposição contra o aumento tarifário
A base da oposição argentina vai levar à reunião Comissão de Energia um parecer contra os aumentos tarifários de gás e eletricidade. Das idéias levantadas e consideradas, foi consensual a revoga dos decretos e resoluções da medida. Ficou estabelecido também a proibição de cortes no abastecimento e que essas taxas cobradas na conta indevidamente fiquem como devedoras em faturas futuras. "Também assumimos o compromisso de realizar uma ampla revisão da estrutura tarifária, com expresso envolvimento do Congresso", disse a deputada socialista Silvia Augsburger. (Clarin – Argentina – 11.08.2009)
Colômbia: gás venezuelano não fará falta
Após o presidente venezuelano Hugo Chávez ordenar a suspensão do fornecimento de gasolina subsidiada para a Colômbia, o presidente da PDVSA e ministro da Energian colombiano, Rafael Ramirez, disse que a medida pode ser tomada sem afetar a produção de eletricidade em seu país. "Se houver uma interrupção no abastecimento de gás estaremos prontos para mudar para o combustível líquido", disse Ramirez e explicou ainda que o sistema elétrico nacional trabalha com um sistema dual, que permite a utilização de combustíveis líquidos ou de gás. (Portafolio – Colômbia – 11.08.2009)