Diversos projetos de desenvolvimento fronteiriço foram assinados pelas agências de cooperação internacional do Brasil e Peru para impulsionar a agricultura, a piscicultura, a exploração de recursos naturais e a estratégia sanitária. Para a assinatura dos quatro acordos, a Agencia Peruana de Cooperación Internacional (APCI), recebeu a missão encabeçada pelo ministro Marco Farani, diretor da Agência Brasileira de Cooperação. O titular da APCI, Carlos Pando, destacou que estes acordos são produtos do trabalho coordenado entre funcionários de ambos os países para promover o desenvolvimento da região fronteiriça. (El Peruano 14.08.09)
Segunda, 17 de agosto de 2009
Peru e Brasil: promovem fronteira comum
Uruguai: extensão em prazos de locação
No Uruguai, o Executivo enviou ao Parlamento um projeto de lei que visa duplicar o período máximo de locação de imóveis destinados a geração de energia a partir de fontes renováveis, como forma de promover o investimento no setor de geração de energia elétrica. Caso seja aprovado, os contratos de arrendamento de imóveis a serem utilizados para gerar eletricidade podem ter uma duração máxima de 30 anos, em vez dos atuais 15 anos. (El País - Uruguai - 17.08.2009)
Bolívia: exportação de gás para Argentina estimularia investimentos no setor
A exportação de gás natural para o mercado argentino é o único projeto que poderia destravar os investimentos no setor elétrico e, portanto, torna-se necessário "criar condições de maior segurança" para fazer com que a cadeia produtor-comprador se feche, disse o presidente da Câmara Boliviana de Hidrocarbonetos, Magela Bernardes. Para por em prática o contrato de compra e venda de 2006 de 27,7 milhões de metros cúbicos/dia entre YPFB e Enarsa, "é necessário uma série de garantias para a fiel execução dos pagamentos para a venda de gás boliviano assim como garantias para o fornecimento de gás a ser comercializado a um preço justo", comentou Bernard. (El Diario – Bolívia – 17.08.2009)