Seis diretores de Itaipu fizeram, ontem, uma visita de verificação das obras realizadas pela Entidade Binacional Yacyretá (EBY), em Encarnación. Eles explicaram que o objetivo é alcançar uma maior integração entre os conselhos de ambas as bilaterais e conhecer o trabalho realizado nesta área do país, para trocar pontos de vista sobre questões de energia e renegociação com Brasil e Argentina. Autoridades da EBY salientaram que a não-liberação das áreas em zonas afetadas continua a ser o principal problema com as obras para o progresso que em alguns setores está praticamente paralisado. Eles se reuniram com autoridades da EBY nos escritórios Departamento de Obras Complementares (DOC) que internalizam a situação da entidade e, em seguida, visitaram as diversas obras para ver o progresso deles. (La Nación – Paraguai – 20.08.2009)
Quinta, 20 de agosto de 2009
Paraguai: Conselheiros de Itaipu em Yacyretá
Argentina: governo evidencia subsídios para luz e gás
Os consumidores residenciais que tenham médio e alto consumo de eletricidade e gás irão se deparar com diagramas com letras grandes e vermelhas e com uma legenda dizendo que é um cliente que tem "subsidiado seu consumo pelo Estado”. A inclusão irá identificar os clientes que serão temporariamente isentos das tarifas de luz e gás, em uma decisão tomada pelo governo argentino para aprovar resoluções que deram fim aos aumentos nas contas que vinham acontecendo desde maio de 2008. Com isso, o Governo pretende tornar explícito seu custo fiscal de 493 milhões de pesos com o subsídio. Foi divulgado ontem que os aumentos cobrados ejá pagos serão devolvidos e que haverá um re-faturamento para aqueles que ainda não pagaram. (Clarin – Argentina – 19.08.2009)
Venezuela estuda estreitar laços com Coreia do Sul
A Venezuela pretende reforçar os laços de cooperação energética com a Coreia do Sul e aprender com a experiência e tecnologia em petróleo e gás do país asiático, anunciou a estatal PDVSA. Destacando a experiência em gás e petróleo coreana, a PDVSA disse que, a fim de avaliar as possibilidades de acordos conjuntos entre os países, funcionários da PDVSA se reuniram em Caracas com uma delegação sul-coreana, com o objetivo de "reforçar os laços cooperação para diversificar o mercado da energia.” (El Nacional - Venezuela - 19.08.2009)