A CAF criou o Programa Especial de Financiamento para Projetos de Energia Limpa (Propel). O mesmo visa sanar as dificuldades de acesso ao financiamento de longo prazo que projetos de pequen e médio porte enfrentam, tanto por causa da escassez de recursos para projetos como esse nível de sofisticação como também pelos custos altos associados a sua estrutura financeira. O novo programa vai financiar projetos que usem tecnologias comprovadas (eólica hídrica, solar, biogás, etc.), com investimentos de até US$ 30 milhões, sendo elegíveis projetos novos e ampliações ou reformas de instalações existentes. (El Diario – Bolívia – 25.08.2009)
Terça, 25 de agosto de 2009
Bolívia: CAF financiará projetos de energia limpa
Colômbia: Eeb Participará En Subasta Eléctrica En Guatemala
A Companhia de Energia de Bogotá tem planos para participar de dois concursos: do aberto pela Comissão Nacional de Energia Elétrica da Guatemala e outro do governo colombiano. Em sua agenda também, a negociação de ativos pertencentes à Rede Nacional de Transporte. (Portafolio – Colômbia – 25.08.2009)
China criará fundo de energia renovável
Uma proposta de emenda à Lei de Energia Renovável da China, que será discutida pela primeira vez no parlamento chinês entre 24 e 27 de agosto, sugere que o país deve criar um fundo de energia renovável. De acordo com a proposta, as principais fontes do fundo serão os recursos alocados pelo governo e provenientes da taxação especial. O fundo apoiará a pesquisa científica e tecnológica, a criação dos padrões, os projetos piloto, a utilização e a geração de energia renovável, além dos projetos de energia renovável para as famílias nas áreas rurais e pecuárias. (UDOP - 24.08.2009)