A Eléctrica de Guayaquil inaugurou na sexta-feira um moderno controle de distribuição de energia que serve à metade da cidade, e que poderá evitar apagões, variações de tensão e outros incômodos para o público. Será mais fácil detectar falhas, preveni-las ou corrigi-las, o que minimizará os inconvenientes para os usuários. Também será otimizada a distribuição e se reduzirão as perdas. Os custos foram US$ 3 milhões e fazem parte do plano da Eléctrica de Guayaquil para melhorar o serviço aos seus assinantes, disse o gerente da empresa, Oscar Armijos. (Expreso – Equador – 31.08.2009)
Segunda, 31 de agosto de 2009
Equador: Guayaquil com nova distribuição
Colômbia: intervenção na troca de medidores
O assessor do prefeito para a Defesa do Tesouro do Estado, Jaime Sierra, solicitou a gerente da Emcali, Susana Correia, que intervenha junto a Sercali, empresa responsável pela mudança dos medidores de energia em Cali. Sierra exige o cumprimento do processo devido, em conformidade com os procedimentos estabelecidos pela Lei 142 de 1994. Segundo Sierra, o pedido é urgente e necessário para superar o descontentamento e as demandas da população de Cali sobre a maneira como os usuários são vítimas de abuso e violação ao longo do processo de troca. (Portafolio – Colômbia – 31.08.2009)
Chile: custos elétricos mais baixos dos últimos dois anos
Em agosto, o principal sistema elétrico do Chile registrou uma das menores valores marginais dos últimos 29 meses. De acordo com dados da Consultora Energética, o SIN chileno teve custos marginais média em torno de US $ 98/MWh. Além dos números, os custos marginais têm um forte impacto sobre o gasto de energia das empresas; isso, porque muitos dos contratos de fornecimento que estas empresas possuem são indexados ou vinculados à variação destes valores. No entanto, o baixo valor registrado não resultou em uma baixa extraordinária para clientes regulados, dado que a variação ainda não foi grande o suficiente para surtir esse efeito. (Economía y Negocios – Chile – 31.08.2009)