O prejuízo líquido de R$ 2,09 bilhões no segundo trimestre revelado pela Eletrobrás reacendeu a discussão sobre o pagamento de dividendos aos acionistas ordinários da empresa. Nesta semana, rumores do mercado apontavam que a empresa estaria negociando com o governo o impasse sobre a Reserva Especial de Dividendos, a fim de honrar o compromisso com seus cotistas, fato que deu impulso aos papéis na última sessão.A fim de esclarecer seus acionistas, a Eletrobrás soltou nota nesta sexta-feira (28) na qual afirma que "as negociações com os acionistas majoritários, visando equacionar a quitação da mesma (dividendos), estão evoluindo", sem precisar data da resolução. (InfoMoney – 28.08.2009)
Segunda, 31 de agosto de 2009
Eletrobrás confirma negociações para quitar os dividendos pendentes
CNI e Eletrobrás apresentam estudo sobre eficiência energética industrial
O foco de atuação das iniciativas governamentais de eficiência energética industrial precisa ser ajustado. Esta é uma das conclusões do estudo Eficiência Energética na Indústria: O que foi feito no Brasil, Oportunidades de Redução de Custos e Experiência Internacional, apresentado em seminário pela CNI e pela Eletrobrás na última quinta-feira, 27 de agosto. O estudo avaliou 217 projetos de eficiência energética de 13 setores industriais. A análise mostra que embora o setor industrial seja responsável por 40,7% da energia consumida no Brasil, as políticas governamentais para eficiência energética não priorizam a indústria. Falta de legislação e linhas de financiamentos adequadas foram apontadas como algumas das barreiras à racionalização do consumo de energia. O estudo verificou ainda que o potencial de economia de recursos somente com energia elétrica é de R$ 6,8 bilhões/ano. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (CanalEnergia – 28.08.2009)
Cteep tem subestações enquadradas no Reidi
O MME enquadrou projetos de transmissão de energia da Cteep no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-estrutura. Realizados em São Paulo, os reforços e melhorias envolvem as subestações Interlagos, Taubaté, Itapeti e Capão Bonito. As informações são da Portaria 321 do MME, publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 27 de agosto. (CanalEnergia – 28.08.2009)