O descongelamento das tarifas de energia elétrica e gás natural na Argentina está marcado para setembro, e é esperado que as tarifas subam 300%. O chamado "tarifaço" deveria ocorrer em julho, mas protestos fizeram o governo argentino aguardar mais dois meses. O congelamento das tarifas foi adotado em 2002, quando o país atravessava uma crise econômica. A partir de então, o governo passou a subsidiar as perdas das companhias de energia. (Setorial News – 03.09.2009)
Sexta, 4 de setembro de 2009
Argentina deverá ter aumento de 300% na energia
Peru: revisão no regime de direitos sobre gás exportado
Na próxima semana terá início a revisão do regime de direitos que o Estado deve receber sobre as exportações de gás natural e, por essa razão, o vice-ministro da Energia peruano, Daniel Camac, se reunirá com representantes do consórcio Camisea. "Isso corresponde à segunda fase de negociação, em que a Perupetro também participa, como o proprietário da licença do Lote 56”, disse Camac. A análise do MME se dará porque a recente redução no preço internacional do gás natural fez com que os direitos pagos sobre o gás para exportação do Bloco 56 sejam menores que o seu preço no mercado interno.(El Peruano – 04.09.2009)
Peru: redução nas tarifas de energia elétrica
A tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais será reduzida a partir de hoje entre 0,6 e 0,9%, informou o Osinergmin peruano. Para os setores industrial e comercial a redução se dará entre 0,7 e 1,3 por cento. Esta redução deve-se principalmente à aplicação das fórmulas de reajuste de preços de contratos de licitações públicas.(La República – Peru – 03.09.2009)