Caso você não tenha comparecido ao IV Seminário Internacional de Energia Elétrica, já estão disponíveis os DVD´s e slides de todas as mesas, tais como: "Projetos Estruturantes de Hidroeletricidade" (com José Antônio - Presidente da Eletrobrás, Marcio Porto - Diretor de Furnas e Victor Paranhos - Diretor Presidente Energia Sustentável Brasil) e "Formação de Preço Brasil União Européia" (com Hermes Chipp - Diretor Geral ONS e Isabel Soares - Catedrática da Universidade do Porto). Caso deseje obter cópia das palestras em DVD e das apresentações em slides, basta contatar a assessoria do GESEL pelo e-mail ifes@race.nuca.ie.ufrj.br ou tel. (21) 3873-5249. (GESEL-IE-UFRJ – 11.08.2009)
Terça, 8 de setembro de 2009
GESEL - IV Seminário Internacional em DVD
GESEL lança décima edição de anuário financeiro
O Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ lança, no próximo dia 10, a décima edição do anuário Séries. O documento traz os principais indicadores econômicos e financeiros das empresas do setor elétrico brasileiro. O Séries 2009, segundo o Gesel, está estruturado em duas partes. A primeira delas conta com uma análise comparativa, tipo ranking, entre as empresas, baseado em indicadores já consagrados, separando por tipo de atividade. Na segunda parte são realizadas as análises por cada empresa, comparando sua evolução ao longo dos últimos dois exercícios, no caso 2007 e 2008, com base em um conjunto mais extenso de indicadores econômicos e financeiros. (CanalEnergia – 04.09.2009)
Governo desmonta consórcio único para leilão de Belo Monte
Um a um, os grupos interessados na usina de Belo Monte foram chamados à sala da secretária da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, durante o último mês. Os executivos foram lá para ouvir do governo que a estratégia de formar um único consórcio para competir no leilão daquela que será a maior usina hidrelétrica do país desde Itaipu não iria ficar de pé. A secretária não ameaçou, segundo um importante interlocutor de uma das empresas que foi chamada à Brasília, mas insinuou que se o grupo insistisse no projeto, Eletrobrás iria sozinha ao leilão. Ao que parece, o recado de Erenice funcionou. Alguns gatos, inclusive, foram bem escaldados no leilão das usinas do Madeira em que o governo federal usou de todo seu poder para desfazer qualquer tipo de tentativa de cartel. O governo terá agora que definir a participação da Eletrobrás na disputa. (Valor Econômico - 08.09.2009)