A geradora chilena Quintero, uma parceria da BG, Endesa, ENAP e Metrogas, iniciou esta semana suas operações, fornecendo gás natural liquefeito para toda a região central chilena. O fato foi considerado histórico pelos representantes da indústria do gás nacional, que destacou o fim da dependência exclusiva até poucos meses atrás. A entrada em funcionamento do terminal, que custou US $ 1.100 milhões, foi celebrada pelo setor. O secretário-executivo da AGN Chile, Carlos Cortes, disse que "ter um terminal deste tipo não é barato, mas traz garantia de confiabilidade e continuidade do fornecimento, que caso contrário você não se teria". O gerente comercial da Metrogas, Mauricio Russo, confirmou que cerca de 90% da distribuição de gás que fazem (que tem ficado em torno de 1,9 milhões de metros cúbicos/dia) já provém de Quintero. (Economía y Negocios – Chile – 11.09.2009)
Sexta, 11 de setembro de 2009
Chile: entra em operação a geradora Quintero
Bolívia: estatal ENDE assume ações de cidadãos bolivianos
A Empresa Nacional de Electricidad vai assumir a administração das ações dos bolivianos nas geradores Corani (47,2%), Valle Hermoso (49,86%) e Guaracachi (49,82%), conforme determinado pelo Decreto Supremo 289. Com esta medida, o Governo boliviano chegará em uma posição vanatjosa nas conversações para negociar uma participação majoritária da ENDE nas três geradors, segundo o ministro de Petróleo e Energia, Oscar Coca. As ações que a ENDE está assumindo em Valle Hermoso, Corani e Guaracachi e não farão parte da estrutura do Fundo de Capitalização Coletiva. A finalidade do Decreto Supremo 289 é "transferir para o Estado", sem custo, as ações dos cidadãos bolivianos. A estatal iria "assumir as competências atribuídas aos acionistas" da Guaracachi, Valle Hermoso e Corani, de acordo com o mandato do artigo 3 º do Decreto Supremo 289.(El Diario – Bolívia – 11.09.2009)
Bélgica terá parque eólico marinho único na Europa
O parque eólico marinho de Thorntonbank, a 30 quilômetros do litoral belga, será referência no setor e terá características únicas na Europa. O custo em sua fase piloto chega a 150 milhões de euros. O objetivo é instalar um total de 60 turbinas, que gerarão 1 TWh, equivalente ao consumo de 600 mil pessoas. Segundo os cálculos da C-Power, empresa que administra o projeto, para isso serão necessários 900 milhões de euros. (UDOP – 10.09.2009)