O Parlamento do Mercosul deverá contar com um Observatório de Energia, que vai acompanhar o processo de integração energética entre os países do bloco e estimular a participação da sociedade sobre o tema. Em reunião do Parlasul em Montevidéu, o futuro organismo recebeu aval dos estados-partes. Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) o observatório poderá tornar mais fácil a participação de entidades da sociedade civil nos debates referentes à produção e distribuição de energia em toda a região, temas que ele considera vitais para o processo de integração regional. (BrasilEnergia – 22.09.2009)
Quarta, 23 de setembro de 2009
Mercosul: integração energética terá observatório
Equador: estiagem começa a atingir nível dos reservatórios
A produção de energia hidrelétrica no Equador está em risco. A maior preocupação é que o nível médio do reservatório da central Paute foi de 1.979 metros acima do nível do mar, quando o nível normal é geralmente de 1980 metros. Isso reflete o início da seca nas zonas de captação do rio Paute, segundo técnicos do setor. Além disso, a produção de San Francisco está aquém de sua capacidade máxima. O mesmo vem acontecendo com outras hidrelétricas, visto que a seca é generalizada. Até agora tem havido um déficit de cerca de 200 MW de energia hidrelétrica, que é substituído por energia importada da Colômbia. (Expresso – Equador – 23.09.2009)
Argentina: planejamento de 2010 prevê aumento nas tarifas de eletricidade
O projeto do orçamento argentino para 2010 traz consigo o avanço do Governo no sentido de fazer aumentos na eletricidade e gás. O aumento deve acontecer em intensidade parecida com a que tentaram e fracassaram recentemente. A explicação dada é a de que haverá uma retração nos recursos destinados a subsidiar as tarifas de eletricidade, medida que beneficiou mais a setores com maiores recursos do que aqueles de baixa renda. Depois do recente recuo do Ministério do Planejamento, em 2010 será aplicado um reajuste pelo menos mais racional que o anterior. (Clarin – Argentina – 22.09.2009)