O Vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, disse ontem que quer transformar a Amazônia em um grande pólo com foco em energia e desenvolvimento com a construção de dois corredores oceânicos na região. "O norte da Amazônia vai desempenhar um papel geoestratégico fundamental para o Estado boliviano. Vamos articular a região em projeto de integração energética com uma estrada bioceânica”, afirmou Linera. (La Nación – Paraguai – 23.09.2009)
Quarta, 23 de setembro de 2009
Bolívia pretende atuar na Amazônia
Chile: redução de 90% na importação de gás argentino
Poucas semanas depois do terminal de GNL Quintero iniciar suas operações, as remessas de gás da Argentina para o Chile foram minimizadas. Em setembro, pelo gasoduto GasAndes (que transporta gás para a zona central chilena) passou um volume inferior a 2,5 milhões de m3, o que implica uma queda de quase 90% em relação a agosto. (Economía y Negocios – Chile – 23.09.2009)
China quer 15% de energia renovável
O presidente da China, Hu Jintao, disse que seu país, mesmo crescendo em ritmo acelerado, vai combater as mudanças climáticas nos próximos dez anos com a intensificação do uso de fontes de energia renovável e nuclear. Segundo ele, o país deverá cortar a emissão de carbono por unidade do PIB por "uma margem notável" até 2020. O plano é que 15% da energia utilizada até 2020 seja renovável. As declarações foram feitas durante a cúpula sobre mudanças climáticas da ONU, que ocorre paralelamente a 64.ª Assembleia Geral da entidade, conduzida pelo secretário-geral das Nações Unidos, Ban Ki-moon. (O Estado de São Paulo – 23.09.2009)