O Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ (Gesel – UFRJ) realiza na próxima quinta-feira (5), o seminário “Cenários Macroeconômicos e seus impactos sobre o Setor Elétrico Brasileiro”. O evento terá a participação dos professores Antonio Licha, do Grupo de Conjuntura do IE-UFRJ; Nivalde J. de Castro e Roberto Brandão do Gesel-UFRJ. O seminário tem duplo objetivo. Primeiro, o Grupo de Conjuntura do Instituto de Economia da UFRJ vai analisar as últimas projeções da economia mundial e da economia brasileira para um horizonte de dez anos. Em um segundo momento, a partir deste novo cenário macroecômico, o Gesel-UFRJ examina possíveis impactos sobre a dinâmica do setor elétrico em termos de demanda e de oferta a ser realizada pelo Gesel-UFRJ. (Setorial News – 29.10.2009)
Sexta, 30 de outubro de 2009
Gesel realiza seminário sobre energia elétrica
Falta de posição do governo atrasa acordo
A falta de uma posição oficial do governo está adiando a solução para o problema do erro na conta de luz. A Aneel pediu em novembro do ano passado a publicação de uma nova portaria interministerial a partir da qual poderia fazer a compensação futura das perdas ocorridas. O governo já comunicou que não publicará a nova portaria e que o caso deve ser resolvido pela agência reguladora. A Agência aguarda agora só a oficialização dessa posição do governo, já expressa na CPI do setor, para chamar as distribuidoras para costurar um acordo geral. Ontem, técnicos da Aneel participariam de uma reunião com membros dos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda. O objetivo, mais uma vez, era desatar o nó e indicar uma saída legal para o imbróglio. Mas o encontro foi adiado. Na próxima terça-feira, os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Fazenda, Guido Mantega, irão se reunir com a promessa de oferecer uma posição definitiva do governo. O anúncio oficial é esperado na próxima quarta-feira. (Folha de São Paulo – 30.10.2009)
Reunião na Câmara adiada
A reunião da CPI das Tarifas de Energia Elétrica que seria realizada nesta quinta-feira (29/10), na Câmara, às 14h com técnicos do MME e da Aneel para discutir as ações necessárias para corrigir a falha metodológica dos reajustes tarifários foi transferida para a próxima quarta-feira (04/11). Um dia antes, o relator da CPI, deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ ), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e a Aneel se reúnem para tentar chegar a um consenso sobre o assunto. (BrasilEnergia – 29.10.2009)