Os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner, acertaram um cronograma para o projeto da hidrelétrica binacional de Garabi. A expectativa é que os estudos de viabilidade da usina e de um segundo empreendimento sejam iniciados no segundo trimestre de 2010. Em comunicado conjunto, os mandatários determinaram que as estatais Eletrobrás e Ebisa constituam um esquema associativo para desenvolver o empreendimento, além de iniciarem as prospecções para o financiamento. Eles pediram que as autoridades dos dois países "maximizem os esforços para obtenção das licenças e autorizações necessárias à viabilização desses projetos". O projeto das duas usinas de Garabi, no rio Uruguai, prevê cerca de 2 mil MW. Os dois países estão estudando nova modalidade de intercâmbio, a chamada "energia de acumulação", que, segundo o comunicado, se utilizada, poderá regularizar a operação da térmica de Uruguaiana. (CanalEnergia – 23.11.2009)
Terça, 24 de novembro de 2009
Brasil e Argentina querem iniciar estudos de viabilidades de Garabi até meados de 2010
Belo Monte: GDF Suez sugere que entrada em operação inicie em 2016
A GDF Suez sugeriu que Belo Monte (PA, 11.233 MW) inicie sua entrada em operação em 2016 e não em 2014 como previsto no edital do leilão da usina. A contribuição foi enviada à Aneel durante período de audiência pública. Nesse período, a data do leilão ainda estava marcada para o dia 21 de dezembro, e a licença prévia era aguardada para o último dia 16. No texto, a GDF Suez justifica que "é impraticável o início da geração comercial em 2014 para uma obra deste porte e complexidade, mesmo para a casa de força secundária". Segundo a empresa, as obras do barramento precisam ocorrer no início da estiagem e é inviável que isso aconteça já na estiagem de 2010. "Esta inviabilidade decorre das várias atividades - projeto básico, sondagens, contratação de obras civis e equipamentos - e licenças que são necessárias para viabilizar o início das obras", continua o documento. (CanalEnergia – 23.11.2009)
UHE Salto Pilão inicia operação em teste de 91,1 MW
A Aneel autorizou o início da operação em teste da unidade geradora 2, de 91,1 MW, da hidrelétrica Salto Pilão. Localizado nos municípios de Lontras, Apiúna e Ibirama,