Depois de terem conseguido sua inclusão no leilão da hidrelétrica de Belo Monte, os grandes autoprodutores de energia querem agora discutir com o governo os próximos projetos hidrelétricos na Amazônia e uma forma de conseguirem entrar na geração de energia eólica. A preocupação é com a oferta futura de energia hidrelétrica e com a tendência de alta dos preços em função da intensificação de uso de termelétricas. Os autoprodutores também começam a olhar os projetos eólicos. O preço do primeiro leilão promovido pelo governo no ano passado na faixa dos R$ 140 o MWh animou os autoprodutores que entendem que é possível baixar mais ainda esse preço, com a entrada da indústria eólica no país. (Valor Econômico - 25.01.2010)
Segunda, 25 de janeiro de 2010
Autoprodutores querem discutir usinas na Amazônia
Lula e a prerrogativa de indicar ocupantes para vagas nas agências
Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exercer a prerrogativa de indicar ocupantes para vagas já abertas ou que ficarão disponíveis este ano para agências reguladoras e tribunais superiores, reduzirá expressivamente o espaço de influência de seu sucessor nesses órgãos. Nas agências reguladoras, Lula poderá fazer 13 indicações de diretores antes de deixar o governo. Essa herança que Lula deixará para seu sucessor tem um peso até mais forte, uma vez que o mandato da maior parte dos diretores de agências se estenderá durante a maior parte do tempo em que o próximo presidente governar. Somente em 2010, Lula poderá fazer indicação para três diretorias da ANS. Outras três serão para a diretoria da Anac , além de mais duas Aneel. Lula poderá também nomear outros dois diretores da Anvisa, um na Aneel, um na ANP e outra diretoria na ANTT. (Estado de São Paulo – 25.01.2010)
Distribuidoras federalizadas poderão ficar de fora do Programa Nacional de Desestatização
O Conselho Nacional de Desestatização propôs ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a edição de decreto que exclua as distribuidoras de energia federalizadas do Programa Nacional de Desestatização. A recomendação exclui do programa a Eletroacre (AC), Ceron (RO), Boa Vista Energia (RR), Manaus Energia (AM), Cepisa (PI) e Ceal (AL). As concessionárias, atualmente, estão sob administração da Eletrobrás, que criou uma direção de distribuição para revitalizar o negócio. A resolução do CND foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 22 de janeiro.(CanalEnergia – 22.01.2010)