A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das entidades financeiras, calculada sobre o lucro, subiu 45,9% em termos reais. Cofins e o PIS dos bancos cresceram, respectivamente, 16,86% e 10,23%. Já o IR ficou com elevação menor, de 1,98%, mas os mesmos quatro tributos recolhidos pelas demais empresas tiveram perdas entre 4,81% e 11,85%. Em valores atualizados até dezembro pelo IPCA, o recolhimento dos quatro tributos pelas financeiras cresceu de R$ 27,6 bilhões em 2008 para R$ 31,9 bilhões em 2009. A elevação real foi de 15,58%. A arrecadação total das receitas administradas pela Receita fechou 2009 com queda real de 3,05%. (Valor Econômico – 01.02.2010)
Segunda, 1 de fevereiro de 2010
Total de tributos pagos pelos bancos ameniza a queda da arrecadação
Governo anuncia medidas para exportações brasileiras
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o governo anunciará em breve novas medidas para estimular as exportações brasileiras. As iniciativas virão das áreas financeira, tributária e de tecnologia. Entre elas, está o financiamento para os compradores de bens de capital e máquinas fabricados no Brasil, de modo a facilitar as vendas para a América do Sul.O BNDES já atua nesta área, mas ainda de forma limitada, na visão de Mantega. "Vamos ampliar, de modo que o BNDES faça em grande escala", revelou. (Diário do Grande ABC – 30.01.2010)
Artigo de Kenneth Rogoff e Carmen Reinhart: “Crescimento em meio a dívidas”
O artigo analisa o potencial de crise de moratória dos paises desenvolvidos e emergentes europeus em função do da elevação do nível de endividamento derivado da crise e das dificuldades de retomar o crescimento dado que as políticas anticíclicas implicam em aumento da dívida. A leitura deste artigo indica duas atenções para o Brasil. A primeira é de que a economia brasileira apresenta fundamentos sólidos em especial na relação Dívida\PIB indicando que devemos manter o foco do crescimento no mercado interno. A segunda é o impacto potencial negativo sobre nossas exportações. Derivado destas duas atenções deve-se analisar os reflexos sobre o setor elétrico. (GESEL-IE-UFRJ – 01.02.2010)