A construção de um polêmico projeto de uma usina hidroelétrica no sul do Peru poderá começar no fim deste ano ou início de 2011, segundo informou o gerente-geral da OAS no Peru, Valfredo Ribeiro. A construção da represa de Inambari é um projeto da Eletrobras, que contratou a OAS para execução da Obra. Ribeiro disse que a companhia está conduzindo uma campanha de comunicação nas três províncias que serão afetadas - Cusco, Madre de Dios e Puno - e se concentrando na questão da resistência em Puno. (DCI – 05.02.2010)
Sexta, 5 de fevereiro de 2010
Usina hidroelétrica no Peru deve sair até 2011
Peru: tarifas de eletricidade sobem 1,9%
Dede a última quinta feira as tarifas elétricas aumentaram cerca de 1,9%, devido ao aumento do preço dos combustíveis , do cobre e do alumínio, informou o Osinergmin.”Como é lembrado, o preço que pagam os consumidores finais é uma combinação dos preços de geração, transporte e distribuição da eletricidade”, disse o comunicado emitido pelo Organismo.A alta foi entre 2% e 2,2% para o setor industrial, enquanto que para o setor urbano foi entre 1,6% e 1,9%. (La Republica – Peru – 04.02.2010)
Argentina exporta energia ao Brasil
Desde quarta-feira à tarde, o Brasil começou a importar 500 MW médios de energia da Argentina. O governo argentino previa manter o envio apenas por algumas horas ou dias, aliviando um pouco a operação do Brasil, que precisou acionar suas usinas térmicas para atender a demanda recorde. A Secretaria de Energia informou, em comunicado, que o país "contará com um crédito de energia que será devolvido quando a Argentina solicitar". (Valor Econômico – 05.02.2010)