A construtora Andrade Gutierrez assinou ontem acordo com a Neoenergia, Vale e Votorantim para juntas disputarem o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte. A Eletrobrás também integrará a sociedade depois que ficar decidida a forma como a empresa irá participar da disputa. Este é o primeiro consórcio formado oficialmente para o leilão e está sendo muito comemorado pelo governo federal. A Cemig, que tem a Andrade entre um de seus principais sócios, deverá ficar de fora da sociedade por enquanto, segundo informou um dos sócios ao Valor. O consórcio já foi apelidado de 'Navve' por alguns integrantes. Com o acordo sacramentado, as empresas agora vão se debruçar sobre os detalhes do empreendimento para poderem preparar seu lance. O preço-teto do leilão ainda deve ser rediscutido pelo TCU depois que a EPE recalcular o custo ambiental, mas deve ficar em torno dos R$ 70,00 o MWh.. A expectativa é que a Funcef e a CPFL, do grupo Camargo Corrêa, sejam os sócios na disputa. (Valor Econômico – 12.02.2010)
Sexta, 12 de fevereiro de 2010
Belo Monte: Andrade Gutierrez oficializa primeiro consórcio
Agências reguladoras poderão sofrer auditoria anual do TCU
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (10), projeto de lei (PLS 438/07) do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que submete as agências reguladoras a auditoria anual de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto será votado em decisão terminativa pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O texto aprovado pela comissão recebeu emenda do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ficou estabelecido ainda que o TCU deverá encaminhar a decisão e o inteiro teor do processo ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados até o dia 31 de maio de cada exercício. Jereissati avaliou que o PLS 438/07 avança no controle externo da administração indireta federal por meio da fiscalização periódica das agências reguladoras. Para ler o projeto de lei, clique aqui. (Agência Senado – 10.02.2010)
Licença da hidrelétrica Lajeado renovada
A Investco obteve a renovação de licença de operação da hidrelétrica Lajeado junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O documento vale até fevereiro de