O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, oficializou a criação de um fundo para financiar projetos de geração de energia e evitar um colapso no sistema de eletricidade. O fundo começará com US$ 1 bilhão em capital e adicionais 1,1 bilhão de bolívares O fundo faz parte dos planos de Chávez para investir em projetos de geração de energia. O governo está prometendo aumentar a produção em 11.768 MW nos próximos cinco anos e em até 4 mil mw este ano. (Estado de São Paulo – 23.02.2010)
Quarta, 24 de fevereiro de 2010
Chávez cria fundo de mais de US$ 1 bi para energia
Venezuela: troca da matriz energética do país
Estudos realizados na costa venezuelana dão conta da possibilidade de produzir até 1000 MW de energia eólica, indicou o ministro do Poder Popular para a Energia Elétrica, Ali Rodriguez Araque. O funcionário disse também que serão feitas análises do Estado de Mérida a fim de aproveitar as correntes de ar que se produzem naquelas zonas. Além disso, referiu-se ao impulso que pretendem dar às plantas de geração fotovoltaica para aproveitar a luz solar. Rodriguez assinalou que “trata-se da troca da matriz energética do país” e acrescentou que haverá construções de plantas de geração elétrica por biomassa. Nesse sentido informou que o Complexo Agroindustrial Azucarero Ezequiel Zamora, começará a gerar eletricidade com o bagaço da cana, esperando-se uma geração de 50MW para o sistema elétrico. (El Nacional - 23.02.2010)
Equador: perdas do setor elétrico baixaram 4%
As perdas do setor elétrico baixaram em 73 milhões de dólares no último ano. Segundo as cifras oficiais, em janeiro de 2009 os saldos em vermelho foram de $198 milhões em um ano. Em janeiro de 2010 estas caíram a $125 milhões, devido às melhoras técnicas e a regulação dos usuários. As estatísticas mostram que as empresas de distribuição diminuíram seus saldos negativos de 30% para 26% no último ano, mantendo a tendência de desde novembro de 2007. (Expreso – Equador – 23.02.2010)