Os constantes problemas no fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro levaram o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a pedir que a Aneel aumente a fiscalização sobre as distribuidoras no Estado. O ministro não especificou quando fez esse pedido. "O governo vê com preocupação a situação das empresas. Já recomendei à Aneel que faça uma fiscalização exigente, diária, e que aplique as sanções que a lei recomenda", afirmou. Lobão sinalizou que o problema detectado pelo governo federal para a situação no Estado tem origem na falta de investimentos das distribuidoras. "O que não podemos é verificar que uma empresa não esteja fazendo os novos investimentos necessários para garantir a segurança energética do Rio de Janeiro", afirmou o ministro, sem nomear as empresas. As duas grandes distribuidoras de energia no Rio são a Light e a Ampla. (Agencia Estado – 15.03.2010)
Terça, 16 de março de 2010
Lobão pede que Aneel aumente fiscalização no RJ
MME abre consulta pública para definir níveis de eficiência energética de reatores para lâmpadas
O Ministério de Minas e Energia disponibiliza para consulta pública minuta da portaria que define os Níveis Mínimos de Eficiência Energética de Reatores Eletromagnéticos para Lâmpadas a Vapor de Sódio a Alta Pressão. As contribuições dos agentes interessados serão recebidas até o dia 26 de abril, no endereço eletrônico: desenvolvimento.energético.dde@mme.gov.br. Após a finalização da consulta pública será convocada audiência pública para tratar do assunto. Para ler a portaria, clique aqui. (CanalEnergia – 15.03.2010)
PCH Antas I inicia operação comercial de 4 MW
A Aneel autorizou a operação comercial da unidade geradora UG7 da PCH Antas I. Localizado no município de Poços de Caldas,