A Aneel aprovou os percentuais das áreas inundadas pela usina hidrelétrica Salto Pilão nos municípios de Ibirama e Lontras, ambos em Santa Catarina. A proporção da área inundada define o rateio da quantia paga pelas concessionárias a título de compensação financeira pela utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica. O município de Apiúna, embora não tenha área inundada, também receberá a compensação financeira porque comporta a casa de máquinas da hidrelétrica. A CFURH é paga pelas usinas hidrelétricas pelo uso dos recursos hídricos para a geração de energia elétrica. (CanalEnergia – 15.03.2010)
Terça, 16 de março de 2010
Aneel aprova percentuais de CFURH para áreas inundadas por UHE Salto Pilão
Consulta para metas de eletrodomésticos
O MME publicou no D.O.U. a Portaria nº 85 que disponibiliza para consulta pública as minutas de portarias interministeriais que estipulam os programas de metas para fogões e fornos a gás, condicionadores de ar, refrigeradores e congeladores, e aquecedores de água a gás. As contribuições serão recebidas exclusivamente mediante o preenchimento da ficha de contribuição, até o dia 20 de abril ou pelo no endereço eletrônico:desenvolvimento.energetico.dde@mme.gov.br (BrasilEnergia – 15.03.2010)
Senado discute normatização para obras sustentáveis na Copa de 2014
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado realiza nesta semana dois painéis sobre normatização para obras sustentáveis na Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil. Entre os temas abordados nesta terça-feira, 16, estão contribuição das energias eólica e solar e para a elaboração de normas de sustentabilidade para obras públicas; estádios solares e projetos de sistemas fotovoltaicos; e aspectos de sustentabilidade a serem incorporados em obras e serviços públicos. Edificações sustentáveis e etiqueta nacional de conservação de energia; sustentabilidade das edificações utilizando energia solar para aquecimento de água e legislação sobre aplicabilidade da tecnologia com LED's são os destaques do segundo dia de seminário. (CanalEnergia – 15.03.2010)