O assessor técnico da Vice-presidência de Engenharia e Meio Ambiente do grupo Rede Energia, Décio Michellis Jr, defende a criação de um fundo para financiar investimentos nas redes das distribuidoras. A ideia é tornar os circuitos menos vulneráveis às intempéries climáticas, que vem ser tornando, na opinião do executivo, mais fortes nos últimos anos em função das mudanças climáticas. O fundo seria formado pelo remanejamento de valores provenientes da cobrança de encargos já existentes, sem custo adicional para o consumidor. Os investimentos também deveria ser incorporados às empresas de referência usadas pela Aneel no processo de revisão tarifária. Cálculos apontam que temporais e vendavais provocam uma despesa extra anual da ordem de R$ 150 milhões às distribuidoras. (Brasil Energia – 17.03.2010)
Quinta, 18 de março de 2010
Rede pede fundo para contingência
MME recomenda que Aneel faça fiscalizações no Rio e em Brasília
Após os blecautes que atingiram Brasília e o Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recomendou que a Aneel faça fiscalizações diárias nas duas cidades e aplique sanções severas às concessionárias em caso de falha no abastecimento. Para o ministro, os problemas no abastecimento nas duas cidades decorrem da falta de investimento no sistema por parte das concessionárias Ligth, no Rio de Janeiro e Companhia Energética de Brasília (CEB). “Recomendei à Aneel que faça fiscalizações diárias em Brasília e no Rio de Janeiro e que aplique sanções mais rígidas. O que está acontecendo é falta de investimento e as concessionárias são obrigadas a investir no sistema”, disse Lobão na chegada do jantar entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e representantes do PTB, na casa do senador Gim Argello (PTB-DF). (Brasil Energia – 17.03.2010)
Delcídio analisará excedentes
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi designado relator do PL que permite ao consumidor livre vender o excedente de energia adquirida. Já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o PL 402/2009 tramita em caráter conclusivo na Comissão de Serviços de Infraestrutura da Casa. Não há informação do prazo que o senador terá para emitir o seu parecer sobre o PL. Caso seja aprovado na comissão, o projeto será encaminhado imediatamente para a Câmara dos Deputados. A autoria do projeto é do senador Renato Casagrande (PSB-ES). Para ler o texto do Projeto de Lei, clique aqui. (Brasil Energia – 17.03.2010)