O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estimou nesta segunda-feira um deságio de pelo menos seis por cento no preço-teto do megawatt/hora no leilão da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). Segundo Lobão, o megawatt/hora no leilão de Belo Monte ficará abaixo de 78 reais. O ministro fazia alusão ao valor de 78,87 reais por megawatt da usina de Santo Antonio, no Rio Madeira, em licitação de dezembro de 2007. Na ocasião, o consórcio idealizado por Odebrecht e Furnas levou a concessão com uma tarifa que ficou 35 por cento abaixo do máximo estipulado pelo governo. (Reuters – 22.03.2010)
Terça, 23 de março de 2010
Belo Monte: Lobão vê deságio de pelo menos 6% em megawatt/hora
Furnas faz segredo de como disputará Belo Monte
O presidente de Furnas, Carlos Nadalutti, disse hoje que a forma com que a empresa vai entrar na disputa pela hidrelétrica de Belo Monte no leilão de abril ainda está guardada a sete chaves. Para ele, no entanto, o ideal seria o sistema "noiva", ou seja, aquele em que os consórcios disputam o empreendimento entre si e depois o vencedor forma a parceria com a Eletrobrás. "O ideal seria que as empresas da holding não disputassem entre si", comentou em entrevista nesta tarde, no evento de lançamento da nova logomarca da empresa. Nadalutti disse que a empresa está se preparando para a disputa seja com qual consórcio for. "Estamos buscando as alternativas A, B ,C e até a S de saída, se for o caso." Para o presidente de Furnas, os valores estipulados para os investimentos em Belo Monte "são razoáveis do ponto de vista do governo". Mas frisou: "O que a holding decidir, nós seguiremos". (Estado de São Paulo – 22.03.2010)
Belo Monte: Aneel disponibiliza edital
A Aneel publicou na internet o edital do leilão da UHE Belo Monte, aprovado pela diretoria na última semana. A inscrição será feita nos dias 13 e 14 de abril e o leilão no dia 20. A assinatura do contrato de concessão está prevista para setembro. A agência também criou um hotsite com todas as informações sobre o empreendimento, o leilão, bem como os documentos do processo: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/hotsite_beloMonte/index.cfm?p=4. Serão negociados na concorrência 4.418 MW médios pelo prazo de 30 anos. Pelo menos 90% deverão ser comercializados no ambiente regulado, se não houver participação de autoprodutores no consórcio. Se houver pelo menos um autoprodutor que consuma pelo menos 10% da energia do empreendimento, o percentual mínimo cai para 70%. Para ler o edital na íntegra, clique aqui. (Brasil Energia – 22.03.2010)