Foi publicado em diversos jornais que o cineasta James Cameron, diretor de Avatar e Titanic, é contra a construção da 3º maior central hidroelétrica do mundo, que irá gerar energia elétrica limpa, renovável e aos menores custos reais do planeta Terra. Seu argumento é que irá afetar as populações ribeirinhas. Este fato, parecendo uma comédia dos Irmãos Max, mostra como o assunto é usado como mote para pessoas que não entendem nada do setor elétrico e do papel que ele desempenha no desenvolvimento econômico de um país com a dimensão e perspectiva do Brasil. O GESEL sugere fortemente que o Sr. Cameron visite o complexo de Paulo Affonso e Itaipu para ver como funciona uma hidroelétrica e como é possível mitigar os impactos sociais, econômicos e ambientais. (GESEL-IE-UFRJ – 29.03.2010)
Segunda, 29 de março de 2010
Avatar x Belo Monte
Governo estuda incentivo a Belo Monte
Representantes dos consórcios interessados em disputar o leilão da UHEnde Belo Monte, no Rio Xingu (PA), formalizaram ao MME o pedido para que o preço-teto da energia da futura usina seja elevado. Eles também pediram regras mais favoráveis de financiamento do BNDES ao consórcio que ganhar a disputa da usina. O governo não quer mexer no edital de licitação e não aceita atraso no leilão, marcado para 20 de abril, mas estuda a concessão de alguns incentivos para atender as empresas. O Ministério de Minas e Energia se comprometeu a analisar a pauta de reivindicações. Segundo uma fonte do governo, existe a possibilidade de atender total ou parcialmente a esses pedidos por outros mecanismos, sem mexer no edital. (Estado de São Paulo – 27.03.2010)
Paraná Banco acerta acordo com seguradoras para projeto da UHE Belo Monte
O Paraná Banco (PRBC4) informou em nota na última quinta-feira (25) a criação de um acordo entre as empresas JMalucelli Seguradora, Fator e UBF Seguros, para atender as garantias demandadas pelo Projeto da UHE de Belo Monte, que será executado no Pará. Conforme a nota, os investimentos previstos na usina somam aproximadamente R$ 21 bilhões. “Estima-se que o valor total das garantias para o Projeto da UHE Belo Monte, incluindo garantias a investidores e fornecedores, deva girar em torno de R$ 6,0 bilhões”, completa o informe.De acordo com a empresa, significa o maior volume de garantias já originado por um único projeto no Brasil. (Infomoney – 26.03.2010)