A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado decidiu adiar para a próxima terça-feira, 6 de abril, a audiência pública para debater os critérios adotados na implantação de linhas de transmissão para as pequenas centrais hidrelétricas. Prevista para acontecer hoje, a reunião foi cancelada devido à ausência do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim. Para o presidente da CRA, sem a presença de Tolmasquim a audiência ficaria prejudicada. O presidente da EPE comunicou à CRA na última segunda-feira, 29 de março, que não poderia comparecer ao debate. Caso Tolmasquim não compareça à próxima reunião, o ministro de Minas e Energia será convocado para a audiência. A reunião deve destacar decisões sobre empreendimentos em Chapadão do Sul e outros municípios do Mato Grosso do Sul. (CanalEnergia – 30.03.2010)
Quarta, 31 de março de 2010
Adiada reunião para debater critérios adotados na implantação de LTs para PCHs
Mais royalties por hidrelétricas
Os municípios brasileiros poderão receber 65% do montante da CFRH, caso o projeto aprovado nesta terça-feira (30/3) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado entre
PAC 2 inclui hidrelétrica embargada no Amazonas
A "prateleira de projetos" da segunda versão do PAC, apresentada na segunda-feira pelo presidente Lula, inflou os investimentos com obras no setor de energia e incluiu pelo menos uma usina sem chances de sair do papel. O governo pôs na lista de obras uma hidrelétrica a construir dentro de uma reserva ambiental que o próprio presidente criou. A hidrelétrica de Tabajara, na região amazônica, com previsão para produzir 350 megawatts, teve seu processo de avaliação paralisado depois que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao MMA, conseguiu mostrar que o projeto afetaria diretamente o Parque Nacional dos Campos Amazônicos. O parque foi criado por decreto presidencial em junho de 2006. O instituto barrou o projeto logo no início, em 2007, evitando a emissão do termo de referência, primeira etapa para a obtenção de licenças ambientais. (Estado de São Paulo – 31.03.2010)