A desistência da Odebrecht e da Camargo Corrêa de participar do leilão de Belo Monte não deverá abalar o governo, que sempre demonstrou interesse em se ter pelo menos dois consórcios na disputa, e nem mesmo mudar a data do certame, previsto para acontecer no dia 20 de abril. Essa é a opinião do coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ, Nivalde de Castro. Para ele, esses movimentos pré-leilão são naturais e as construtoras estão fazendo pressão para aumentar o preço-teto do certame, fixado em R$ 83/MWh. "Ao que tudo indica, o governo está relativamente inflexível em relação a fazer mudanças em cima do preço-teto, até mesmo devido a experiência que eles tiveram nos leilões de Santo Antônio e Jirau.", comentou Nivalde. (CanalEnergia – 08.04.2010)
Sexta, 9 de abril de 2010
GESEL: governo parece inflexível quanto a mudanças no preço-teto de Belo Monte
GESEL: consórcio capitaneado pela Andrade Gutierrez se fortalece na disputa
Segundo o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ, Nivalde de Castro, com a saída das empreiteiras, o consórcio capitaneado pela Andrade Gutierrez, que conta ainda com a Vale, Neoenergia e Votorantim se fortalece na disputa. Castro disse ainda que o consórcio contará com a Eletronorte como representante da Eletrobras."Esse consórcio se fortalece muito do ponto de vista da competição. No entanto, é possível que tenhamos deságios menores do que os das usinas do Madeira", analisou. (CanalEnergia – 08.04.2010)
GESEL: Belo Monte será construída pelo preço-teto, mesmo com apenas um consórcio
Mesmo que se tenha apenas esse consórcio, a usina será construída pelo preço-teto, já que não haveria disputa, disse o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ, Nivalde de Castro. No entanto, lembrou o professor, circulam na imprensa informações de que o grupo Bertin junto com as construtoras Queiroz Galvão, OAS, Mendes Júnior, Serveng e um grupo chinês teriam formado um consórcio para disputar a UHE. "O surgimento de outro consórcio é interessante, mas nas circunstâncias atuais, o grande favorito é o da Andrade Gutierrez", frisou. (CanalEnergia – 08.04.2010)