A atual situação deficitária da empresas estatais elétricas está relacionada ao congelamento de 7 anos das tarifas elétricas. Aliado a isso está o furto de energia. Ambos os fatores estão relacionados aos resultados financeiros negativos de 2009, de acordo com s balanços as empresas Cadafe, Enelven, Enelco e Enelbar tiveram perdas apesar do crescimento da demanda. (El Nacional – Venezuela – 27.04.2010)
Quarta, 28 de abril de 2010
Venezuela: 7 anos sem aumentos das tarifas explicam perdas de empresas elétricas
Espanha: Ministro da Indústria promete ajuste razoável do subsídio para energias renováveis
O ministro da Indústria, Turismo e Comércio, Miguel Sebastián, afirmou hoje que o governo fará um reajuste razoável dos prêmios dados aos projetos de energias renováveis para evitar prejudicar a competitividade da indústria e economia espanhola. Ele acrescentou que “o objetivo é cumprir com as metas européias de manter a redução de emissões e o impulso do setor renovável de maneira mais eficiente, técnica e econômica”. (Expansión - Espanha - 28.04.2010)
Espanha: Iberdrola fatura 16% a mais
Iberdrola ganhou € 921 milhões no primeiro trimestre de 2010, o que representa um aumento de 16,2% frente a 2009.O grupo atribui esta melhora a sua diversificação, que permitiu equilibrar a evolução das áreas geográficas e de negócio e obter crescimentos em diferentes lugares.A maior produção nesse período compensou a evolução negativa dos preços e permitiu a empresa incrementar em 11,6% o Ebitda(€ 2.178 milhões ) e 7,8% d Ebit.Para