O novo presidente da Copel, Ronald Thadeu Ravedutti, chega ao principal posto da estatal de energia paranaense após 30 anos na empresa com a promessa de fazer com que a companhia "seja um pouco mais audaciosa" do que foi até agora. "Não vamos deixar que a Copel diminua sua participação em geração, transmissão e distribuição", afirmou Ravedutti à Reuters nesta quarta-feira. Pouco antes, em teleconferência com analistas. De acordo com o executivo, uma das metas da nova administração da Copel é aumentar a confiança do setor privado em entrar em projetos de energia como parceiro da estatal. Uma lei do Estado do Paraná não permite que a companhia seja sócia minoritária em nenhum projeto. Ao mencionar a busca de parceiros privados, Ravedutti disse que está se referindo, basicamente, a leilões de energia. A respeito de eventuais compras de ativos de geração, transmissão e distribuição, o novo presidente da Copel também não descarta parcerias com empresas privadas, "se esse for o caminho". "Apesar de sermos um pouco mais audaciosos, vamos analisar todas as propostas com segurança". (Reuters – 28.04.2010)
Quinta, 29 de abril de 2010
Copel promete audácia para garantir espaço no mercado
Copel inaugura 37 agências e postos de atendimento até junho
A Copel Distribuição (PR) colocará em operação, até o final de junho, 37 agências e postos de atendimento ao público em municípios do interior. Com a medida, a companhia terá 151 unidades de atendimento operando em 140 municípios do Paraná, atendendo a mais de 80% de seu público, composto por 3,6 milhões de unidades consumidoras. A ação é parte de um programa iniciado em janeiro de 2003 com o objetivo de, gradativamente, reativar este canal de relacionamento com seus clientes. Em 2001, durante a fase de preparação da empresa para tentar sua privatização, quase toda a sua rede de atendimento personalizado, formada por 195 agências e postos, foi desativada para reduzir gastos. Além da abertura de novas unidades de atendimento e das constantes melhorias feitas nos sistemas de atendimento telefônico, disponível 24 horas por dia, a Copel está implantando um novo sistema de gestão de consumidores. A companhia acredita que o sistema permitirá maiores ganhos operacionais e satisfação dos clientes. (CanalEnergia – 28.04.2010)
Furnas prorroga prazo de seleção de parceiros para leilão de reserva
Furnas prorrogou para até a próxima segunda-feira, 3 de maio, o prazo para o cadastramento de possíveis parceiros privados detentores de projetos eólicos. A chamada tem como objetivo a formação de consórcio para participar do leilão de fontes alternativas, previsto para junho. (Canalenergia – 28. 04.2010)