O conselho de administração da Eletrobras aprovou na sexta-feira a venda de 36.023 ações preferenciais de classe "B" (PNB) de emissão da companhia, que estão em tesouraria, adquiridas de suas empresas controladas Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletrosul, Eletrobras Eletronorte e Eletrobras Furnas. A venda será realizada amanhã durante o pregão da Bovespa. Segundo a empresa, essas ações são oriundas da conversão de créditos vinculados ao empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, instituído pela Lei nº 4.156/62 e alterado pelo Decreto-Lei nº 1.512/76, que determinou que os créditos oriundos dos empréstimos compulsórios passariam a ser convertidos em ações da Eletrobras. Com isso, algumas empresas controladas passaram a deter ações da controladora, mas o art. 244 da Lei nº 6.404/76 veda a participação recíproca entre a companhia, suas coligadas ou controladas. (Estado de São Paulo – 03.05.2010)
Terça, 4 de maio de 2010
Eletrobras venderá 36 mil ações PNB em tesouraria de suas controladas
Chesf realiza leilão de venda na próxima quarta-feira, 5
A Chesf realiza na próxima quarta-feira, 5 de maio, leilão de para venda de energia no mercado livre. A empresa ofertará um produto com entrega em abril, com escolha do submercado a ser feita pelo proponente comprador do leilão. A quantidade de energia a ser contratada para cada vencedor do leilão será definida no final do certame. A Chesf ofertará quantidades de energia específicas visando atender as propostas apresentados pelos clientes no produto disponibilizado. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (81) 3229-3700 ou (81) 3229-3701. Clique aqui para ver o edital e os documentos relacionados. (CanalEnergia – 03.04.2010)
Furnas e Celg são autorizadas a implantar reforços em instalações de transmissão
A Aneel autorizou Furnas e Celg a implantar reforços em suas instalações de transmissão. A primeira delas vai realizar melhorias em seis subestações e três linhas de transmissão. Para remunerar este investimento, a empresa terá direito a parcelas da Receita Anual Permitida no valor de R$ 8,619 milhões. A Celg-GT também foi autorizada a reforçar suas instalações através da adequação de arranjo de barramentos na subestação Águas Lindas. A companhia receberá R$ 567,7 mil de RAP. O recebimento dos valores pelas empresas é garantido a partir da data de operação comercial dos empreendimentos. (CanalEnergia – 03.04.2010)