Um estudo inédito do BNDES aponta que serão investidos no Brasil cerca de 850 bilhões de reais entre 2011 e 2014, afirmou o presidente da instituição Luciano Coutinho. Ele explicou que o estudo é uma atualização de um levantamento feito antes da crise que apontava para investimentos de 770 bilhões de reais no Brasil entre 2010 e 2013. Coutinho afirmou que o novo estudo já sinaliza uma recuperação do setor exportador brasileiro que pretende expandir seus investimentos no período. "Há um aumento dos investimentos tanto na indústria, quanto na infra-estrutura. O volume quadrienal hoje já supera o volume de investimentos pré-crise", disse Luciano Coutinho a jornalistas após evento no Hotel Copacabana Palace. O executivo afirmou que se este mapeamento se concretizar, os investimentos no Brasil irão crescer em média 10% ao ano no quadriênio 2011/2014. Coutinho disse que o banco fará uma maior publicidade do mapeamento em breve, mas adiantou que uma das alavancas do investimento será o setor de petróleo e gás e em segmentos voltados para o mercado interno, além de um aumento de escala de investimento em ferrovias e rodovias. Só o setor de infra-estrutura deve abocanhar investimentos de 310 bilhões de reais ante 270 bilhões de reais no último levantamento feito em agosto de 2008. (Reuters – 10.05.2010)
Terça, 11 de maio de 2010
BNDES aponta investimentos no Brasil de R$850 bi entre 2011-2014
Balança tem superávit de US$571 mi na 1a semana de maio
A balança comercial brasileira teve superávit de 517 milhões de dólares na primeira semana de maio, resultado de exportações de 4,003 bilhões de dólares e importações de 3,486 bilhões de dólares. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior acrescentou nesta segunda-feira que, considerando a média por dia útil, o superávit foi de 103,4 milhões de dólares, queda de 21,2% sobre maio do ano passado. A média por dia útil das exportações foi de 800,6 milhões de dólares no período de
Investimentos já retornaram patamar pré-crise
O ministro da Fazenda Guido Mantega disse que os investimentos já retornaram ao patamar de expansão de antes da crise e deverão crescer de 18% a 20% este ano, sendo que a taxa de investimento (formação bruta de capital/PIB) deve chegar a 18,5% ante uma taxa de 16,7% em 2009. Mantega afirmou que não vê "nenhuma probabilidade de formação de bolha no Brasil" assim como disse discordar de que há problemas fiscais no País. Ele admitiu, entretanto, que o crescimento das exportações poderá ser mais lento do que o esperado este ano, por causa da crise que ocorre em alguns países da Europa e que, segundo ele, não trará maiores consequências para o Brasil. (Estado de São Paulo – 10.05.2010)