As obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), continuam paralisadas, segundo informou a Assessoria de Imprensa do consórcio construtor do empreendimento. A obra vem sofrendo interrupções desde o dia 17 por causa de manifestações atribuídas a operários da obra. Em nota, porém, o consórcio afirma que os atos de violência e vandalismo ocorridos em um desses protestos não são de responsabilidade de seus trabalhadores. (Estado de São Paulo - 30.06.2010)
Quarta, 30 de junho de 2010
Obras da usina Santo Antônio continuam paradas
Aneel libera edital de três usinas
A Aneel aprovou ontem o edital para o leilão de três UHEs e ainda para a venda da energia da usina de Santo Antônio do Jari, que teve a concessão outorgada na década de 70 e fica no Estado do Amapá. Pela primeira vez, mesmo sem se tratar de projetos estruturantes como Belo Monte ou as usinas do Madeira, a Aneel autorizou a venda de parte da energia para o mercado livre. Juntas as usinas terão capacidade de gerar 1.000 MW de energia. De acordo com a decisão da Aneel, 70% da energia a ser produzida pelas usinas de Colíder, Garibaldi e Ferreira Gomes - que ficam respectivamente nos estados de Mato Grosso, Santa Catarina e Amapá - deverão ser destinadas ao mercado cativo. Já a usina de Jari terá obrigatoriedade de vender apenas 10% para o mercado cativo. (Valor Econômico – 30.06.2010)
Câmara dos Deputados debate revisão do Tratado de Itaipu nesta quarta-feira, 30
As comissões de Minas e Energia; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promovem na próxima quarta-feira, 30 de junho, audiência pública para discutir a proposta de alteração no Tratado de Itaipu. Com a medida, que triplica os valores a serem pagos ao Paraguai pelo excedente de energia cedido ao Brasil, os pagamentos anuais passarão de US$ 120 milhões para cerca de US$ 360 milhões. O debate, previsto para às 9 horas, foi sugerido pelos deputados Bruno Araújo (PSDB-PE) e Eduardo Sciarra (DEM-PR). Entre os convidados para a audiência estão o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek e o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Antônio Simões. (CanalEnergia – 29.06.2010)