Em rápida passagem por Altamira (PA) para o ato em apoio à construção da usina de Belo Monte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a hidrelétrica é essencial para que a região deixe de ser apenas exportadora de minério de ferro e passe a exportar produtos de valor agregado. Ele dedicou a maior parte do discurso de 8 minutos a críticas contra cerca de 20 manifestantes - a maioria estudantes - que estavam no Estádio Municipal do Bandeirão, protestando contra a usina. "Os manifestantes certamente ficaram encantados com o americano que veio aqui. Deveriam ir lá no Golfo do México para retirar o petróleo", afirmou o presidente, referindo-se ao vazamento da British Petroleum (BP) na área. No Estádio Bandeirão estavam reunidas de 8 mil a 10 mil pessoas, um número abaixo da expectativa do governo do Estado, que pretendia reunir 20 mil. Do lado de fora, cerca de 100 manifestantes fizeram passeata de protesto contra a usina. (Estado de São Paulo – 22.06.2010)
Quarta, 23 de junho de 2010
Belo Monte é essencial para região do Xingu, diz Lula
Eletrodomésticos terão de gastar menos energia
Os eletrodomésticos vendidos no Brasil deverão seguir normas mais rigorosas de economia de energia a partir do ano que vem. O Inmetro informou ao Estado que está revisando os padrões de eficiência energética dos eletrodomésticos brasileiros. Para ostentar o selo A, que indica um eletrodoméstico mais eficiente, ele deverá consumir menos energia. Atualmente os produtos são classificados em cinco classes de consumo do A (mais eficiente) ao E (menos eficiente). De acordo com Marcos Borges, coordenador do programa de etiquetagem do Inmetro, a revisão é necessária para fazer com que o consumidor tenha acesso a equipamentos cada vez mais eficientes. De acordo com Borges, a mudança na classificação, que será apresentada às indústrias de eletrodomésticos, deverá estimular uma corrida tecnológica entre os fabricantes para atender aos padrões de menor consumo de energia. A proposta de reclassificação dos eletrodomésticos de acordo com a eficiência energética deverá ainda dar subsídios ao governo para uma futura redução do IPI dos eletrodomésticos, no segundo semestre.Segundo Borges, do Inmetro, a proposta será apresentada em uma reunião entre Inmetro, a indústria de eletrodomésticos e o Ministério da Fazenda em agosto. (Estado de São Paulo – 22.06.2010)
Governo Federal deve liberar R$ 30 mi para a Cidade da Energia
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, deve visitar São Carlos no próximo dia 28 para anunciar a liberação de R$ 30 milhões para obras de infraestrutura relacionadas à Cidade da Energia. A informação foi dada pelo ministro das Relações Internacionais, Alexandre Padilha, que esteve na cidade na última quinta. Newton Lima (PT), ex-prefeito de São Carlos, disse que a verba deverá ser usada na duplicação da rodovia municipal Guilherme Scatena, que dá acesso à Cidade da Energia. Segundo Lima, o investimento é a prova de que o presidente Lula não relegou o projeto a segundo plano. A Cidade da Energia será um local de exposição permanente de tecnologias do interesse do Sistema Agroindustrial de Energia, bem como de programas científicos. A meta principal é estimular parcerias entre o setor privado, as universidades e os centros de pesquisa, desenvolvendo negócios que aumentem o potencial econômico do Brasil. (Folha de São Paulo – 22.06.2010)