A produção de petróleo e gás, que nos anos 90 alcançou seu recorde, está em queda livre na Argentina. De acordo com os últimos números da Secretaria de Energia, durante o primeiro quadrimestre a extração de gás, um dos insumos mais sensíveis para a indústria, transporte, teve uma queda de 6,2% se comparado a abril de 2009. Além disso, o setor fecha 11 meses contínuos de quedas anuais e acumula 4,9% de baixa nos primeiros 4 meses de 2010. (El inversor – Argentina – 23.06.2010)
Quinta, 24 de junho de 2010
Argentina: produção de gás tem queda de 6,2% em relação a 2009
Bolívia e Uruguai criam comissão binacional de gás
Bolívia e Uruguai acordaram em criar uma comissão binacional para analisar as condições técnicas e econômicas para a provisão de gás por parte da Bolívia ao Uruguai, disse o ministro uruguaio de Industria e Energia, Roberto Kreimerman, que se reuniu com o ministro boliviano Fenando Vincenti. Ambos analisaram as opções para avançar nas possibilidades que tem a Bolívia de fornecer gás, para poderem avaliar as condições argentinas de transportar o material. Os dois funcionários irão se reunir novamente, mas dessa vez em Buenos Aires junto com autoridades do setor de energia da Argentina.. (El Deber – Bolívia – 23.06.2010)
Bolívia: Empresa Britânica, Rurelec, chega ao país para fechar acordo com governo
Com a esperança de conseguir uma indenização justa pelas suas ações na geradora Guaracachi, os representantes da Rurelec PLC chegaram a La Paz após a convocação feita pelo governo boliviano. Rurelec PLC espera que dentro dos 6 meses disponíveis para a conciliação seja firmado um acordo com a Bolívia, evitando assim um “procedimento formal de arbitragem internacional”. (El Diário – Bolívia – 24.06.2010)