O presidente do Grupo AES no Brasil, Britaldo Soares, afirmou que a AES Eletropaulo deve repetir no próximo ano o volume de investimento programado para 2010, que é de aproximadamente R$ 700 milhões. Para financiar os investimentos futuros, a companhia considera a possibilidade de recorrer ao BNDES. Isso é possível após a última pendência entre a empresa e o banco de fomento ter sido concluída no mês passado, quando a venda da participação indireta da AES na Cemig para Andrade Gutierrez foi aprovada pela Justiça. Soares, no entanto, afirmou que não há necessidade de sacar os recursos do banco para custear o programa de investimento de 2010. De acordo com Soares, a companhia está olhando a necessidade de financiamento para 2011. Segundo o executivo, a vantagem do BNDES é que as condições de financiamento são mais atrativas. (Estado de São Paulo – 21.06.2010)
Quinta, 22 de julho de 2010
AES prevê investir R$ 700 mi na Eletropaulo em 2011
Eletrobras: Acionistas aprovaram composição de SPE para Belo Monte
O presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz, informou que a assembleia geral de acionistas da empresa já aprovou a composição da Sociedade de Propósito Específico, que irá gerenciar a construção da usina de Belo Monte. Ele disse que agora a SPE deverá definir quem serão as empresas responsáveis pela construção da obra. (Jornal do Brasil – 21.07.2010)
Furnas amplia capacidade de subestação no ES
Furnas colocou em operação na última terça-feira (20/07), o terceiro banco de autotransformadores da subestação de Viana, no Espírito Santo. Ontem, foram concluídos os restes finais de comissionamento da unidade, que teve aumentada em 50% sua capacidade de transformação. A subestação possui agora potência total de 225 MVA e tensões de 345 kV, 138 kV e 13,8 kV. De acordo com a estatal, a SE de Viana, em conjunto com a SE de Vitória, também de Furnas, responde a cerca de 80% da energia consumida no Espírito Santo. (CanalEnergia – 21.07.2010)