A diretoria da Aneel aprovou
hoje mudanças nos prazos para as distribuidoras de energia realizarem
alterações no fornecimento de energia. A agência estabeleceu que haverá um
prazo menor para as concessionárias de distribuição iniciarem o fornecimento do
serviço de energia, que passará para dois dias. Para os de alta tensão o prazo
será de sete dias úteis. O prazo para religação caiu para até 24 horas. Entre
os pontos mais controversos, está o de inadimplência de consumidores, que dá às
distruidoras o direito de corte no fornecimento num prazo de até três meses.
Caso isso não ocorra, a empresa perde o direito de suspender o fornecimento, e
em caso de corte, as empresas deverão avisar os consumidores com 15 dias de
antecedência. A diretoria da Aneel avalia que as distribuidoras poderão
recorrer à Justiça para receber os valores das contas atrasadas. (Valor Online
- 09.09.2010)
Sexta, 10 de setembro de 2010
Aneel muda regras para fornecimento e corte de energia
Aneel: distribuidoras terão que implementar postos de atendimento
A diretoria da Aneel aprovou
nesta quinta-feira a resolução que garante novos direitos aos consumidores do
serviço de energia elétrica. Entre as exigências feitas às distribuidoras está
a implementação de postos de atendimento em todos os municípios do país no
prazo máximo de 12 meses. Os municípios com mais de 10 mil unidades
consumidoras deverão contar com postos de atendimento no prazo de até 180 dias.
Os locais com número de consumidores variando entre 2 e 10 mil, os postos
deverão ser implemetados em até nove meses. Já os com número de consumidores
inferior a 2 mil, o prazo é de até 12 meses. O diretor da Aneel, Romeu Rufino,
disse, há pouco, que o custo de implementação dos postos de atendimento aos
consumidores em todos os municípios será de até 2% sobre as tarifas de energia.
Segundo ele, a média ficará em 0,5%. Rufino afirmou que o impacto financeiro da
implementação dos novos postos de atendimento já foi contabilizado nos últimos
ciclos de revisão tarifária das distribuidoras. (Valor Online - 09.09.2010)
Distribuidoras de energia reclamam de prazo para adaptação a regras
A reunião extraordinária da
diretoria da Aneel realizada nesta tarde com o intuito de aprovar a norma que
estabelece direitos dos consumidores foi marcada por críticas de representantes
das distribuidoras sobre os prazos para implementação das novas regras. As 11
empresas e entidades inscritas para manifestarem a opinião sobre o tema foram
unânimes ao alegar dificuldades em aplicar de imediato a nova resolução. Com o
novo regulamento, ficam estabelecidos prazos para implementação de postos de
atendimento ao consumidor nos municípios atendidos pelas distribuidoras, regras
para atendimento à classe rural, fornecimento de energia voltado para
iluminação pública, obrigações quanto à universalização do serviço,
padronização do atendimento, religação, entre outros. O representante da
Abradee, José Gabino, considera que a extensão do prazo de adequação é
necessária, inclusive, para orientar o conjunto de funcionários e até os próprios
consumidores. (Valor Online - 09.09.2010)