Há cinco anos, a Abradee estabeleceu
que a categoria "Qualidade da gestão" do Prêmio Abradee, principal
avaliação dedicada especificamente ao setor no Brasil, passaria a ter como
critério o desempenho das empresas no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Com
isso, as associadas que ainda não haviam aderido ao Modelo de Excelência da
Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) mergulharam na missão de moldar
suas práticas aos parâmetros estabelecidos pela instituição. A lista de
vencedores do PNQ 2011 demonstra que o engajamento das empresas resultou num
amadurecimento coletivo das distribuidoras: Coelce, CPFL Paulista, CPH
Eletrobrás Eletronorte Tucuruí e Rio Grande Energia (RGE) - todas pertencentes
ao setor elétrico. "São casos em que a aderência aos princípios do modelo
foi considerada exemplar pelos nossos avaliadores e juízes", diz o
superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins. (Valor Econômico – 05.12.2011)
Segunda, 5 de dezembro de 2011
Prêmio Nacional da Qualidade: ganhadoras demonstram ter maturidade e compromisso
EDP Bandeirante cultiva parcerias
A EDP Bandeirante,
distribuidora de energia do Grupo EDP, foi destaque do PNQ na categoria
"Pessoas". Sobre isso, Antônio Pita de Abreu, presidente da EDP no
Brasil, declarou: "Não trabalhamos para ganhar prêmios, mas os seguidos
reconhecimentos da melhoria dos nossos processos de qualidade nos incentivam a
melhorar sempre a entrega da energia na casa do cliente, operando para que a
continuidade dos serviços não seja interrompida". Há vários anos, a
empresa dedica parte de seu orçamento para projetos de eficiência energética e
parcerias com os serviços públicos. O Programa Reluz é um exemplo, em parceria
com as prefeituras municipais, a EDP financia programas de modernização de
sistemas de iluminação pública, que possibilitam redução no consumo de até 40%.
Na mesma linha, o projeto Boa Energia Solar promove a substituição de lâmpadas
incandescentes por fluorescentes, conscientização do uso racional de energia
elétrica e a instalação de sistemas de aquecimento solar em substituição aos
chuveiros elétricos, das unidades de baixa renda da CDHU. (Valor Econômico –
05.12.2011)
Energisa Sergipe é destaque na categoria “Clientes” do PNQ
Foi disposta a inovar e a
buscar a satisfação total do cliente que a Energisa Sergipe, integrante do
Grupo Energisa, iniciou há dez anos a implantação do seu Sistema de Gestão
Estratégica, incorporando melhoras ao planejamento e acompanhamento dos
resultados, além da qualidade dos processos. A empresa foi destaque na
categoria "Clientes" do PNQ. "Até 2007, o treinamento de
qualificação era feito a partir de aulas presenciais. A partir de 2008, contudo,
desenvolvemos um curso a distância obrigatório a todos os novos
colaboradores", afirma Gioreli de Sousa Filho, diretor-presidente.
"Paralelamente, disponibilizamos aos nossos gestores e facilitadores um
curso de gestão estratégica" afirmou. "Diante da nova realidade, o
índice de satisfação dos nossos clientes atingiu no final da última década a
casa dos 80%, colocando a Energisa Sergipe como a segunda melhor empresa no
Nordeste nesse quesito e a quinta do Brasil", declara o presidente. (Valor
Econômico – 05.12.2011)