Em 15 dias haverá uma solução para o setor elétrico, assegurou Oscar Lecasno, secretário geral do “Gremio de Luz y Fuerza”. Entre as possibilidades contempladas estão o aumento das tarifas, subsídios ou expropriações. Funcionários da equipe do Vice Ministro de Economia, já requisitaram uma opinião das empresas do setor há mais de quatro meses. A urgência de necessidade do plano foi ressaltada com o resultado negativo recente da Edesur e Edenor no mercado. Apesar dos empresários duvidarem de subsídios ou aumento de tarifas, funcionários do governo discordam da expropriação em vista do caso recente da YPF. (El Clarín – Argentina – 20.08.2012)
Segunda, 20 de agosto de 2012
Argentina: 15 dias para a “solução elétrica”
Colômbia: Presidente Santos não aprova projeto de tarifa única para conta de Energia
Para o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, não é favorável a idéia de uma conta fixa para a luz. A intenção foi declarada pela Comissão Reguladora de Energia e Gás (CREG) e apoiada pelo senador Carlos Baena, mais cedo esta semana. (Portafolio – Colômbia – 18.08.2012)
Peru: Ceplan destaca necessidade de impulsionar fontes de energia renovável
O Presidente do Centro Nacional do Planejamento Estratégico (Ceplan) peruano ressaltou a necessidade de impulsionar as fontes de energia sustentáveis no país para garantir o desenvolvimento de sua “vida produtiva”. A Ceplan elaborou o Primeiro Plano Estratégico de Desenvolvimento Nacional, chamado de Plano Bicentenário: O Peru até 2021. Dentro dele esta detalhado o desenvolvimento energético, buscando a soberania nesse setor, e a importância que as fontes renováveis terão neste aspecto. (La Republica – Peru – 19.08.2012)