A Superintendência de Serviços Públicos colombiana chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas, em várias frentes, pelo setor elétrico do país. Em primeiro lugar existiria uma fragilidade dos sistemas de transmissão regional, principalmente na costa do caribe, com as regiões de La Guajira, Cesar e Córdoba possuindo um risco considerável de falta de luz. Além disso, dos 4000 w dos projetos de geração em construção no momento, 2000 encontram problemas de caráter social, ambiental e étnico, como os enfrentados pela hidrelétrica Porce IV, suspensa indefinidamente. (Portafolio – Colombia – 31.10.2012)
Quinta, 1 de novembro de 2012
Colômbia: Superintendência de Serviços Públicos alerta para as fragilidades do setor elétrico
Chile: Mainstream Renewable Power envia projeto de parque eólico para avaliação ambiental
A Empresa Mainstream Renewable Power enviou nesta quarta-feira (31) ao Serviço de Avaliação Ambiental (SEA) o estudo de impacto ambiental do parque eólico Pichihué, que contará com 27 aerogeradores e 2,5 Mw. O projeto terá uma potencia de 33 Mw e um investimento aproximado de US$ 250 mi. O projeto será construído em 2 etapas consecutivas, a primeira consiste na instalação de 31 turbinas que terão 77,5 Mw de potência instalada. Na segunda fase serão agregadas mais 16 turbinas e alcançando assim a capacidade instalada total de 117,5 Mw. O fornecimento da energia produzida ao Sistema Interconectado Central será realizado através de uma linha de transmissão de 12km, e 220 Kv, que ira se conectar a subestação de São Pedro. (Economia y Negocios – Chile – 31.10.2012)
London Array, maior parque eólico offshore do mundo, entra em funcionamento no Reino Unido
O maior parque eólico marinho do mundo entrou em funcionamento no Reino Unido, com capacidade para abastecer quase meio mi de habitações. O “London Array” se localiza no estuário do Tamisa, a 20km de Essex e Kent. Um consórcio internacional formakdo pela E.On, Dong Energy e Masdar iniciaram a construção do parque em março do ano passado e já instalaram 152 dos 175 moinhos que consistem a primeira fase do projeto, e instalará os restantes até o final do ano. Seus 630 Mw de potência instalada e 245 km2 lhe garantem o titulo de maior projeto “offshore” do mundo. O plano do consórcio ainda prevê o aumento da capacidade instalada para 870 Mw. (Expansion – Espanha – 30.10.2012)