O presidente uruguaio, Jose Mujica, colocou em prática um plano, juntamente com o Ministério da Indústria e da Energia e a UTE, para reduzir a dependência da importação de energia da Argentina. O país depende da matriz elétrica uruguaia, baseada em hidrelétricas e, portanto vulnerável as variações pluviométricas. Para tanto o gerente geral da UTE propôs alugar equipamentos geradores de energia, como feito nos meses de baixa precipitação deste ano. O aluguel deste ano permitiu a geração de 200 Mw/h e haverá um novo chamado por uma quantidade idêntica, com isto o Uruguai conseguira eliminar quase por completo sua dependência de importação de energia elétrica. (El Clarin – Argentina – 07.11.2012)
Quarta, 7 de novembro de 2012
Argentina: Uruguai analisa como comprar menos energia da Argentina
Chile: BG informa a GNL Chile que não cumprirá com os contratos de fornecimento de gás no próximo ano
Algumas semanas atrás a British Gas (BG) haveria informado a GNL Chile, responsável pelas compras de gás de Endesa, Enap e Metrogras, que não estará cumprindo o acordo de fornecimento de gás natural em 2013. A partir do próximo ano o fornecimento se reduzirá a 60% do contratado originalmente. O motivo seria devido a uma forte queda na produção de gás no Egito em visto a perda de eficácia dos projetos de extração do insumo. A medida afetará diretamente a Endesa e a Enap, que utilizam o gás como combustível de suas centrais termoelétricas. A GNL Chile deverá buscar outros contratos para suprir o déficit, mas devido as condições atuais do mercado, o novo preço de compra deverá ser maior. A Metrogas seria a única empresa que não sofreria com o não cumprimento do contrato. (Economia y Negocios – Chile – 07.11.2012)
Chile: Enap Refinerías Bio Bio investirá US$5 mi em usina regasificadora
A estatal Enap Refinarias Bío Bío enviou para a avaliação ambiental o projeto de construção de uma usina satélite de regasificação de GNL na comuna de Pemuco, BioBío. O projeto prevê um investimento de US$ 5 mi e deverá ser iniciado no inicio de 2013. O objetivo da usina será alcançar um nível de gasificação de 600.000m3N/d. (Economia y Negocios – Chile – 06.11.2012)