Autoridades argentinas se esforçavam para encontrar a causa de um apagão que deixou, na noite desta quarta-feira (7) ao menos 3,4 mi de argentinos sem luz, em Buenos Aires. Aproximadamente 200 mil pessoas ainda estão sem energia, na capital do país. A interrupção no fornecimento de energia aconteceu em meio a uma onde de calor. A Edesur informou que o motivo do apagão foi uma falha dupla nas linhas de alta tensão da rede Costanera-Bosques, que levaram 12 subestações a se desconectarem do sistema. No dia foi superado o recorde do inverno de 3552 mw , chegando aos 3560 MW. (Valor Online – 08.11.2012) (El Inversor – Argentina – 09.11.2012)
Sexta, 9 de novembro de 2012
Governo argentino investiga apagão que deixou 3,4 milhões sem luz
Chile: ENAP assegura que exigirá o cumprimento dos contratos da BG
A Empresa Nacional de Petróleo (ENAP) chilena classificou como inaceitável a explicação dada pela British Gas (BG) para não cumprir com os volumes contratados de GNL para o terminal de regasificação de Quintero a partir de 2013. A firma ressaltou ainda que exigirá cumprimento integral do contrato (Economia y Negocios – Chile – 09.11.2012)
Chile: Governo realiza contato direto com a embaixada inglesa em resposta as declarações da BG
A decisão da BG de reduzir em ate 40% o fornecimento de gás para a GNL Chile, alarmou o governo. O Ministro da Energia, Jorge Bunster, se comunicou com o embaixador da Inglaterra no Chile, para analisar a decisão da BG. Ambas as autoridades concordaram em seguir monitorando o tema nas próximas semanas. O ministro afirmou ainda que com a troca dos indexadores (Brent por Henry Hub) no mercado de gás, os preços do insumo tenderão a cair, permitindo uma renegociação com a fornecedora. A Enap e a Endesa Chile, principais afetadas, acreditam que esta redução no fornecimento seja um instrumento de pressão para que a renegociação dos acordos de fornecimento não resulte em quedas tão significativas nos preços. (Economia y Negocios – Chile – 08.11.2012)